5 de junho de 2009

HDMI


Cada vez mais ouve-se falar em HDMI, afinal o que é isso?

High-Definition Multimedia Interface (HDMI) ou interface de multimídia de alta definição, é o meio de interconexão de equipamentos diversos onde transportam sinais digitais de áudio e vídeo de alta definição e seus controles. Foi elaborado pelos seus 7 fundadores Silicon Image, Sony, Toshiba, Panasonic, Hitachi, Philips e Thomson (RCA), e apoiado pela Fox, Universal, Warner Bros e Disney.

Apesar de muito novo e da desconfiança de alguns com relação à qualidade, desde o seu lançamento da versão 1.0 em dezembro de 2002, hoje se tornou bastante padrão e com a versão já em 1.3c. Já está aparecendo a versão 1.4 que suportará novas capacidades como, Imagens 3D e 4K2K, DeepColor, HEC (HDMI Ethernet Channel), retorno de áudio (ARC - Audio Return Channel), micro conector (tipo D), etc. Os áudios lossless do Blu-ray, Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio, só podem ser reproduzidos quando houver conexões, entre BD player e AV Receiver, através do cabo HDMI. As imagens com upscaling também só serão liberados através de HDMI (imagens com proteção de direito - HDCP e AACS). Veja mais em Upscaling e Upconverting.

Afinal é uma interface que evolui junto com as novas tecnologias, e portanto quando for adquirir um cabo HDMI, verifique a sua versão, caso contrário poderá não desfrutar de todos os recursos dos equipamentos. Confira antes a versão nos equipamentos, para estar compatível. A taxa de transferência até a versão 1.2a é de 4.95Gbps, e a partir de 1.3 passou a ser de 10.2Gbps.

Para ter a imagem e som de alta definição utilize preferencialmente o cabo HDMI ou então vídeo componente (neste caso, só imagem). A liberação de sinal de áudio e/ou vídeo de alta definição normalmente ocorre somente através de HDMI, para evitar a cópia não autorizada. É um interface que "conversa" fazendo verificação, não liberando sinais se não se entenderem (HDCP - High-bandwidth Digital Content Protection). Veja mais sobre proteções em Gravador de Blu-ray Disc.

OBS: Alguns aparelhos, liberam ainda imagem de alta definição através do vídeo componente, principalmente nos países onde existem televisores antigos de alta definição, que só possuem entrada de vídeo componente, pois não existia ainda o HDMI. Mas deverá acabar em breve.  

Esqueça aquele cabo com 3 conectores tipo RCA em cada ponta, onde o amarelo é o sinal analógico de vídeo composto, o vermelho é o canal direito do som analógico estéreo e o branco o canal esquerdo. Nem pense em tentar utilizar este cabo como vídeo componente, que apesar de ser com conectores tipo RCA (vermelho, verde e azul) e cabos coaxiais, são de alta qualidade.

Seria um absurdo usar o cabo acima para ligar o TV ou projetor de imagem HD, Blu-ray Disc Player e Home Theater com som surround (multicanal). Mas já vi!

Afinal você adquiriu um equipamento de alta tecnologia e bem caro, não seja mão de vaca, economizando no cabo!

Hoje é comum encontrar HDMI em HDTV, DVD Player, filmadora, máquina fotográfica, computador, AV Receiver, video-game, etc. com conector no tamanho normal ou mini.

Atualizações

Em novembro de 2009 a Sony colocou no mercado japonês cabos HDMI versão 1.4 à venda, e vem seguido por muitos outros fabricantes.

4/mar/2010: Foi divulgada a característica para HDMI na versão 1.4a. São formatos obrigatórios para imagens 3D, onde adiciona o formato top-and-bottom e para conteúdo de transmissão de TV, os formatos top-and-bottom e side by side (veja no HDTV 3D). Para filmes 3D: frame packing de 1080p (23.98/24Hz), para Game: frame packing de 720p (50 ou 59.94/60Hz) e para a transmissão de TV side by side de 1080i (50 ou 59.94/60Hz) e top-and-bottom de 720p (50 ou 59.94/60Hz) e 1080p (23.97/24Hz). Os Displays devem suportar todos os formatos obrigatórios e as fontes (como players) pelo menos 1, e no caso de repeaters (como AV Receiver) deve ser capaz de passar todos os formatos (pass through). Se desejar, conheça mais detalhes no site do HDMI.

4/set/2013: Anunciada a característica do cabo de versão 2.0. A nova faixa chega a 18Gbps para suportar as imagens de 4K 50/60 (2.160p), que tem a resolução de vídeo, 4 vezes superior à de 1080/60p. 32 canais de áudio. Frequência de amostragem de áudio de até 1.536KHz, por causa do áudio de alta resolução, etc. Detalhes, veja no site do HDMI.


Veja também:
Som: analógico x digital
Transferência de imagem e som HD
Disco de vinil
Áudio de alta definição do Blu-ray
Cabos para áudio e vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário