2 de junho de 2009

Era da Alta Definição


Estamos na era da alta definição no Brasil.

Para a imagem, alta definição (HD - High Definition) seria a que tiver uma resolução entre 1280 x 720p a 1920 x 1080 (conhecido como FULL HD). A atual definição padrão (SD - Standard Definition) é de aproximadamente 640x480. Veja Imagem de alta definição.

E para o som, seria o que tiver uma amostragem acima de 48kHz/24bit, lembrando que o CD tem amostragem de 44.1kHz/16bit e no áudio de filmes e shows do DVD-video é utilizado normalmente 48kHz/16bit (LPCM). Em DVD-audio e Blu-ray Disc chega a 192kHz/24bit para estéreo e 96kHz/24bit para multicanal (5.1, 6.1, 7.1). Veja Som: analógico ou digital.

Surgem também as novas tecnologias e siglas como: HDTV, HDV, AVCHD, MPEG-4 AVC/H.264, vídeo componente, HDMI, i.LINK, bluetooth, CMOS, LCOS, SED, FED, OLED, 4K2K, x.v.Color e DeepColor, SACD, DVD-audio, BD, HD-DVD, SD, SDHC, SDXC, CF, P2, SxS, etc, etc e etc. Ufa!... Pior!..., já se fala em TV de ultra alta definição com resolução de 7680x4320 (UHD) e som de 22.2 canais!! HDTV 3D também, em breve. Vem mais tecnologias e siglas!! Para entender todas as siglas acima, é só passear pelo meu blog. Seja bem vindo!

Aguardo sugestões, comentários e principalmente críticas. Afinal o objetivo deste blog é para tirar dúvidas que existem em alta definição, no que estiver a meu alcance. Utilize, espaço de comentários, ou se preferir mande e-mails para os endereços que estão abaixo. Mesmo que a data da postagem seja velha, algumas atualizações adicionais são colocadas. 

Veja também:
TV Digital
Blu-ray Disc
Home Theater
Projetor de imagens
Filmadora
Imagens 3D
Cartão de memória flash
Câmera fotográfica
Microfone
Tecnologias de display HD
Gravador de áudio portátil
e muito mais...






Digitalização

Com a digitalização irreversível em tudo, e fazendo a interligação entre geladeira, televisor, home theater, computador, forno de microondas, ar condicionado, iluminação, etc., tudo conectado na internet. O futuro está aí.


Dando uma olhadinha bem no fundo daquela gaveta, talvez você encontre um filme negativo que guardou pensando em quem sabe..., ou então aqueles slides (filme positivo) que teve o seu boom, mas não pôde ver porque nunca teve um projetor. Que tal digitalizar?  

E quem tiver ainda os antigos e saudosos discos de vinil (compacto e LP), fitas VHS, fotos antigos bem pequenos que nem dá para ver o rosto, etc., no fundo do baú, posso digitalizar e fornecer em CD editados com chiados e ruídos minimizados. DVD e Blu-ray Disc editado, com menu, BGM (fundo musical), enfim personalizado conforme a sua solicitação.

Que tal um SLIDE-SHOW das velhas fotos, negativos e slides em DVD ou Blu-ray Disc, dando vida com movimentação panorâmica e zoom e aquela música predileta no fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário