9 de junho de 2009

HDTV: LCD ou Plasma?


Atendendo a uma solicitação, vou falar sobre: Que TV devo comprar, LCD ou Plasma?

Parece que hoje o HDTV (High-Definition TeleVision) ou TV de alta definição é um objeto de desejo de muitas pessoas. Sendo uma nova tecnologia e com um monte de siglas, modelos e preços, acaba ficando uma decisão extremamente difícil de tomar, afinal qual devo comprar?

Voltaremos um pouco no passado para entender as diferenças que existiam entre um e outro a grosso modo:
Analisando friamente os dados acima, seria ótimo ter os dois em casa. O de plasma na sala de home-theater (ambiente escuro, imagem melhor e tela maior) e o de LCD na sala de visita (ambiente claro e portabilidade por causa do peso). Mas era para quem podia!

Hoje, cada vez mais a diferença vem reduzindo. O quadro atual é bem diferente!

No LCD que perdia muito na qualidade de imagem, através da utilização do refresh rate (taxa de atualização da tela) de 120Hz/240Hz e backlight de LED (Light Emitting Diode), melhorou muito na imagem de movimento rápido e contraste, reduzindo a espessura, o peso e o consumo de energia. E os de telas maiores (como 50/60 pol) já se encontram normalmente. A LED TV, é a TV LCD com iluminação traseira (backlight) feita por LEDs em vez de lâmpadas fluorescentes.

Plasma, por utilizar tela de vidro é mais pesado e limitado na redução da tela, mas já mudou muito. Agora com o novo painel neoPDP. Apesar da cor mais natural e ótimo contraste do plasma, muitas pessoas são atraídas pelas cores vivas do LCD.

LCD parece ser a preferência popular e de maior investimento dos fabricantes. Surgem mais novidades nesta tecnologia, mundialmente. Alguns anúncios como TV LCD de 32 pol Full HD com backlight de LED, espessura de 6,4mm e peso de 5,7Kg. Display LCD ultra wide no formato 32:10. TV LCD de 42 pol Full HD com sintonizador por menos de US$ 1,000.00.

É melhor decidir logo antes que tenham mais tecnologias para atrapalhar, como Laser TV, OLED (Organic LED) ou OEL (Organic ElectroLuminescence), SED (Surface-conduction Electron-emitter Display) e FED (Field Emission Display) que prometem cores mais próximas do tubo de raios catódicos (tubo de imagem) como o plasma.

Conheça mais em Tecnologias de display HD.

Com relação a imagem e cores vem x.v.Color, DeepColor, 1080/24p, etc. mas é melhor parar por aqui, porque esses assuntos vão longe!

Vamos tentar criar passos, independente da tecnologia, apesar de que tudo varia de pessoa para pessoa (gosto não se discute):

  1. Tamanho e Resolução da tela: para poder assistir confortavelmente uma tela wide (16:9), recomenda-se que esteja numa distância de 3 vezes a altura da tela, ou seja, se a altura da tela do TV tiver 1 metro, assista a 3 metros. Apesar de depender da preferência, assim é possível determinar o tamanho do TV. No Japão os tamanhos entre 40 e 50 polegadas estão se tornando padrão. Nestes tamanhos, decida por uma resolução de Full HD (1920x1080). Veja a tabela de conversão de alguns tamanhos da tela, de polegadas (medida na diagonal) para cm (largura e altura), é a dimensão somente da tela, pois o aparelho vai ser maior. Veja mais detalhes e tabelas em Imagem de alta definição.

  2. Receptor: A maioria dos TVs de alta definição no Brasil, ainda só têm receptor ou sintonizador VHF e UHF analógico e a cabo (CATV), são HDTV Ready, pois não possuem ainda o receptor de TV Digital, na realidade são TVs analógico com monitor digital de alta definição. No futuro, o receptor digital será obrigatório, pelo menos a partir de 2016, quando acaba a transmissão analógica (veja TV digital). Se não pretende assinar TV paga de alta definição, dê preferência a TV com conversor ou receptor digital integrado, ou seja HDTV, é um pouco mais caro, mas caso contrário, vai precisar comprar um conversor externo (pode acabar ficando mais caro), para poder assistir TV digital de alta definição, pois se tiver emissoras transmitindo em alta definição perto da sua residência, é só colocar uma antena UHF e assistir programações em alta definição, sem pagar nada. A TV Digital é uma TV aberta, ou seja, gratuita. Veja mais em Recepção de TV Digital.

  3. Qualidade da imagem: escolha uma loja que tenha uma iluminação próxima a da sua casa e peça ao vendedor colocar a imagem em vários modos pré ajustados que o TV possui, porque a regulagem depende de o que está assistindo (tipo de filme, programa de auditório, etc) e em que ambiente (claro ou escuro). Até recentemente só tinha regulagem de contraste, brilho, cor e matiz; hoje são tantas que só uma pessoa especializada e com ferramentas é capaz de fazer uma boa regulagem, por isso é melhor usar as pré reguladas pelo fabricante. Decida assim o modelo que estiver mais do seu agrado. Contraste alto é muito importante, pois representa a gradação que existe entre preto e branco (principalmente na visualização em cenas escuras), mas não considere muito o contraste dinâmico e sim nativo. Veja mais em Tecnologias de display HD.

  4. Recursos: verifique o que tem de conectores e recursos (nestes casos, quanto mais é melhor, se o orçamento permitir) como, HDMI (obrigatório), vídeo componente, vídeo composto, entrada de áudio, saída de áudio digital, USB, conexão em rede ou internet, memória ou HDD (Hard Disk Drive) interna para fazer a gravação, memória flash tipo SD, etc.
Conclusão: Decida por um que mais lhe agradar e que esteja dentro do seu orçamento, não extrapole! A cada momento está surgindo novidade como HDTV 3D e em breve vai querer trocar. É bem diferente de antigamente (... há pouco tempo!) que comprava para durar 15, 20 anos. Logo teremos, como em muitos equipamentos digitais de hoje, TV com capacidade em atualizar via internet para não ficar obsoleto muito rapidamente. Você pode entusiasmar com a imagem e querer comprar AV Receiver e montar um Home-Theater! Divirta-se, você merece!

Veja também, como escolher uma HDTV, para tomar a decisão certa.

A Sony lançou um protótipo de um display que é possível visualizar em 360°, chamado 360 Degree-viewable Display, baseado em LED, na Digital Content Expo 2009 em 22 de outubro. Não há necessidade em utilizar óculos. Verdadeiro 3D. Imagine um TV deste!

Para conferir, acesse o site da Sony e assista o vídeo.

Veja Imagens 3D.

Veja também:
TV Digital
Formato de tela 

Nenhum comentário:

Postar um comentário