18 de novembro de 2009

Recepção de TV digital

Desde o início em 1950, a primeira mudança na transmissão de TV no Brasil ocorreu em 1972, quando passou de preto e branco para colorido. Nesta mudança, manteve tudo igual (sistema de transmissão, formato de tela e a resolução), só introduzindo o sistema de cor, e por isso era totalmente compatível com o sistema anterior (backward compatible). Quem tinha televisor preto e branco não tinha nenhuma mudança. Se quisesse alterar para o colorido, era só comprar um TV a cores e colocar no lugar do preto e branco e pronto, já estava assistindo colorido. Figura 1.


A nova mudança que está ocorrendo desde dezembro de 2007, iniciada em São Paulo, de transmissão analógica para digital, é bem mais complexa e radical. A mudança ocorre em tudo, sistema de transmissão, formato de tela, resolução da imagem, etc. São sistemas totalmente incompatíveis, e portanto necessita de um período de implantação das emissoras e adaptação dos fabricantes e consumidores, previsto para até meado de 2016 (veja mais em TV Digital). Ou seja, durante esse período de transição, o sistema analógico vai continuar existindo, sem nenhuma mudança. Espera-se que até 2014, todas as emissoras já estejam transmitindo em digital. E até 2016, todos os televisores novos à venda, tenham o receptor digital integrado, e todos que tiverem um TV analógico já tenha adquirido um decoder.

O sistema analógico (PAL-M) está sendo transmitido em congestionada faixa de VHF (Very High Frequency - frequência muit alta), e um pouco em UHF (Ultra High Frequency - frequência ultra alta), e o sistema digital (SBTVD/ISDB-Tb) em UHF, por isso é necessário trocar ou adicionar uma antena UHF para receber o sinal do TV digital. Caso já tenha uma antena UHF, não haverá necessidade em fazer a troca, desde que a antena abranja toda a frequência UHF da TV digital.  Pode ser externa ou interna (como no analógico), apesar da ilustração utilizar somente externa, para facilitar o entendimento. No caso de antena coletiva, consulte o responsável.

A maioria dos televisores à venda, hoje no Brasil, só tem o receptor de transmissão analógica, ou seja, é um receptor analógico com display digital (HDTV Ready). A imagem que você vai assistir é de transmissão analógica. Para sintonizar a TV digital é necessário comprar um decoder ou STB (Set Top Box - desde o passado, refere-se a uma caixinha que fica em cima de TV set, independente da sua função), que sintoniza a TV digital e libera áudio e vídeo, digital e analógico. Alguns televisores já vem com o sintonizador (decoder ou conversor) digital integrado (HDTV), e neste caso é só ligar numa antena UHF e pronto. Figura 2 (para ampliar a imagem, é só dar um click nela).


Neste período de transição, onde cada vez mais aumentarão modelos de televisores com receptores duplos (digital e analógico), poderá criar dúvida sobre a recepção, pois muitas programações são transmitidas em resolução standard, até no TV digital. Será que estou assistindo analógico ou digital? Atualmente no Japão, onde a transição acaba em 24.07.2011 (nos Estados Unidos já encerrou a transmissão analógica em 12.06.2009), aparece uma indicação no canto da tela informando que o sinal que você está sintonizando é analógico ou digital. Imagine no Japão, que além dos analógicos e digitais terrestres e a cabo, os televisores vem com sintonizadores de transmissões digitais por satélites BS e 110° CS.

Como decoder, conversor ou STB libera também o sinal convertido para analógico, pode ser conectado em qualquer TV analógico e apreciar uma imagem limpa, sem ruídos e fantasmas, do TV digital, apesar da resolução standard, ou seja, a resolução não muda.

Após a transição, todos os televisores novos à venda serão HDTV, só com receptor digital, pois não existirá mais a transmissão analógica. Os TVs analógicos vão precisar de decoder ou STB para manter a sua função, caso contrário, será um display (para computador ou DVD player) ou não vai servir para mais nada (lixo). Conforme CEA (Consumer Electronics Association), até o final de 2008,  2/3 dos TVs dos EUA ainda eram analógicos (230 milhões) que precisam de STB. Há a necessidade em pensar na reciclagem, desde já. Figura 3.


Para quem tem projetor de imagem digital, principalmente de alta definição, é só comprar o decoder ou STB, e fazer as ligações necessárias.

No caso dos portáteis, como celular, que só sintoniza um dos 13 segmentos (one seg) da transmissão digital, é só ligar e divertir, pois, é TV aberta e não há necessidade em pagar nada (em alguns países de outros sistemas, existem taxas). Na ilustração, exemplo de alguns portáteis one seg, disponíveis no Japão.


Para o áudio, principalmente em filmes, poderá estar sendo transmitido em 5.1 canais, neste caso se tiver um Home Theater conectado no TV, apreciará o som surround de cinema. Bom divertimento!

Veja mais em TV Digital SBTVD.

No caso de TV por assinatura, consulte a empresa.

Receptor, Sintonizador, Conversor, Decoder ou Set Top Box (STB): Existem muitos nomes utilizados, mas normalmente refere-se a mesmo produto (é melhor confirmar), pois, para o conceito de TV digital, um Receptor Digital é um dispositivo que sintoniza (Sintonizador) e decodifica (Decoder) o sinal de TV, disponibilizando os sinais de áudio e vídeo para outros dispositivos, tanto digital como analógico, podendo ser interno (integrado ou IRD - Integrated Receiver Decoder) ou externo (Set Top Box). STB é um dispositivo que o governo espera que haja uma redução drástica no preço, para popularizar e ser acessível a todos.

No Japão falta pouco tempo para encerrar a transmissão analógica, e estima-se que ainda tenha 50 milhões de televisores com receptores analógicos e que precisarão de Receiver. A Exemore lançou um mini receiver digital, DSTB-2E, que só tem saída de áudio e vídeo analógico, para conexão nestes TVs, para não ficar inútil, a preço de aproximadamente 70 dólares. Deverão surgir muitos outros para suprir esta necessidade inevitável do mercado.

Uma recente pesquisa norte-americana diz que 46% dos lares possuem HDTV, e que pelo menos 14% estão assistindo imagem standard, pensando que é de alta definição. Em muitos países está ocorrendo este fato, inclusive no Brasil. Tenha certeza de que você está assistindo imagem de alta definição.

Atualizações

02/out/2016: Ministério da Comunicação, com a portaria 1714 de 27/04/2016, anunciou o novo cronograma de desligamento do sinal de TV analógico, iniciado em 15 de fevereiro de 2016, na cidade de Rio Verde (Go), como piloto. O final do processo de desligamento, deverá ocorrer até o final de 2018. A cidade de São Paulo e cidades periféricas, será no dia 29 de março de 2017. Veja o cronograma das cidades na portaria 1714.


Veja também:
TV Digital
HDTV
UHDTV, 8K4K ou SHV
Home Theater
Projetor para Home Theater
Imagem de alta definição
Formato de tela e relação de aspecto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário