20 de agosto de 2009

TV Digital

Evolução da TV Brasileira

Graças à determinação do dono dos Diários Associados, Assis Chateaubriand, no dia 18 de setembro de 1950, entrava no ar a TV Tupi em São Paulo. Depois dos Estados Unidos, Inglaterra e França, era a quarta estação de TV do mundo. Analógico e em preto e branco.

No dia 19 de fevereiro de 1972, foi realizada a primeira transmissão oficial em cores.

No dia 2 de dezembro de 2007, teve início, em São Paulo, a transmissão em sistema digital terrestre da TV aberta. Mantendo a analógica. A manutenção de transmissão da TV analógica PAL-M, está prevista para até o dia 29/06/2016, depois disso encerrará a transmissão. Ficando somente a digital.

Padrões de TV

O padrão ATSC (Advanced Television Systems Committee), foi desenvolvido e adotado nos Estados Unidos, e teve a adesão do Canadá, Coreia do Sul, México e alguns países latino-americanos. É um padrão rígido, pois visava o mercado norte-americano, onde a maioria dos lares possuem CATV ( TV a cabo).


O padrão DVB-T (Digital Video Broadcasting-Terrestrial), foi desenvolvido pela União Europeia, e é adotado pela maioria dos países do mundo.


O padrão ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting-Terrestrial), foi desenvolvido e adotado no Japão. O Brasil adotou este padrão com algumas modificações.

Compatibilidade: Com o lançamento de chipsets compatíveis com todos os padrões, está universalizando os receptores, mas é melhor confirmar antes da aquisição.

SBTVD / ISDB-TB

O padrão SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital), adotado no Brasil, é o ISDB-T com pequenas variações. Por isso é conhecido também como ISDB-TB (ISDB-T do Brasil). O vídeo é compactado pelo CODEC MPEG-4/H.264, e o áudio pelo MPEG-4 AAC. O transporte (processamento e multiplexação) do sinal é feito pelo MPEG-2, como todos os outro padrões.

Na canalização, o canal é fatiado em 13 segmentos. Agrupando segmentos com especificações iguais, pode-se formar até 3 camadas hierárquicas. Cada camada pode ser um canal lógico, ou seja, uma emissora pode transmitir até 3 programas (ou ângulos) diferentes, simultaneamente, na definição padrão (SD-Standard Definition). A transmissão de Full HD (1920x1080), utiliza todos os segmentos (Full-seg). Para os portáteis como o celular, utiliza somente um segmento (One-seg ou 1 seg).

Full-Seg: Dentro do Codec MPEG-4/H.264, o vídeo segue a especificação de High Profile (perfil alto) e Level 4.0 (nível 4.0), HP@L4.0, chegando a resolução de 1920x1080, na relação de aspecto de 16:9. No áudio chega-se a 5.1 canais.

One-Seg (1seg): A especificação de vídeo é Baseline Profile (perfil básico) e Level 1.3, BP@L1.3, chegando a resolução de 352x288 no aspecto 4:3, e 320x180 no aspecto 16:9. O áudio é mono ou estéreo.

Para a interatividade, prevista para até 2011, utilizará middleware Ginga, que pode processar aplicativos do Carrossel ou MPE, e recursos da máquina.
Para a transmissão terrestre, usam os canais VHF alto (7 a 13), e canais UHF (14 a 69). Inicialmente somente o UHF.



Veja mais em TV Digital SBTVD.

Recepção

Caso 1: Televisor de alta definição HDTV (de preferência Full HD), com receptor (decoder) de transmissão digital embutido (IRD - Integrated Receiver Decoder), é só conectar uma antena UHF, e desfrutar da imagem de alta definição imediatamente, pois, é gratuita. Desde que, haja uma emissora na região, transmitindo em SBTVD ou ISDB-TB, uma programação em alta definição.

Caso 2: Monitor de vídeo e Televisor com receptor somente de transmissão analógica (PAL-M), tanto digital (HDTV Ready) como analógico, necessita de um Decoder (decodificador) ou STB (Set Top Box) para receber a transmissão da TV Digital. Esquema de conexão abaixo.
Lembre-se que no caso de Monitor/TV analógico, a imagem continua sendo de resolução padrão, porém nítida, sem fantasmas. É uma conexão obrigatória, após o encerramento da transmissão analógica PAL-M.

Veja mais detalhes em Recepção de TV Digital.

Para TV por assinatura (paga), consulte a operadora.

Até o final de 2009, afirmam que 50% da população brasileira, já estão cobertas pela TV digital, e por isso a implantação já está adiantada em 2 anos.

Os países que já decidiram pelo padrão ISDB-T até o momento são: Argentina, Chile, Peru e Venezuela.

Novas Tecnologias

Já existem transmissões experimentais em 3D no Japão e intenção de iniciar transmissões oficiais a partir de 2010 (SkyPerfect HD por satélite). Os fabricantes de televisores estão acelerando nos lançamentos. Grande problema deverá ser a padronização, pois existem diversas tecnologias, mas ultimamente se a Sony e a Panasonic se unem numa tecnologia, vem conseguindo impor como padrão. Veja mais em HDTV 3D.

Também estão previstas as transmissões de 4K2K a partir de 2011 e 8K4K a partir de 2025. Veja mais detalhes no final da página de Projetor de imagens e também em Transferência de imagem e som HD.

Atualizações

02/jun/2010: Paraguai também decide adotar o sistema ISDB-T. Atualmente na América Latina, os países que adotaram este sistema japonês são: Brasil, Peru, Argentina, Chile, Venezuela, Equador, Costa Rica e Paraguai. Os países que já estão transmitindo, além do Brasil são: Peru desde março de 2010 e Argentina desde abril de 2010.

14/jun/2010: Filipinas é o nono país a adotar o padrão de TV digital japonês ISDB-T e primeiro da Ásia.

28/jun/2010: A Sharp anuncia o desenvolvimento de menor módulo sintonizador de TV digital e analógica terrestre do mundo, VA1N2WF2121, para aplicação na indústria. Com a integração de componentes como bobinas e filtros num só chip, conseguiu reduzir de 300 partes normais para somente 80 partes. É um sintonizador universal de 5 padrões digitais que são ISDB-T, ATSC, DVB-T/T2 (Reino Unido), DVB-T (Europa) e CTTB (China) e 15 analógicos NTSC, PAL, SECAM e suas variações. A produção está prevista para o início em 30 de agosto com 500.000 unidades mensais. Preço estimado em ¥20.000 (US$215.00). Mais detalhes no Press Release da Sharp.

06/jul/2010: Bolívia é o décimo país a adotar o sistema ISDB-T japonês.

5/jan/2011: Uruguai que estudava a possibilidade em implantar o padrão Europeu DVB-T, decidiu adotar o padrão ISDB-T em 27 de dezembro último, pois a maioria dos países sul-americanos adotaram este padrão japonês. Os japoneses estão esforçando para que muitos países da África adotem o seu padrão.

Veja também:
HDTV
Tecnologias de display HD
Home Theater
Formato de tela e relação de aspecto

Nenhum comentário:

Postar um comentário