26 de agosto de 2009

xvYCC (x.v.Color) e Deep Color

Atualmente falamos muito nas imagens de alta definição, alto contraste, com novas tecnologias de captura (filmadora) e display (monitor) de imagem. Mas em relação a cores, não tinha ocorrido evolução, mantendo-se sRGB (standard RGB) ou em vídeo digital sYCC (Luminância e Crominâncias), e profundidade de cores em RGB de 8 bits por componente, totalizando 24 bits. Neste padrão, não consegue representar todas as cores visíveis por um ser humano. Surgiram então, o xvYCC e o Deep Color, que farão as cores do display mais naturais e realísticas. Suportados pelo cabo HDMI, a partir da versão 1.3.

RGB (Red Green Blue): Vermelho, verde e azul, são cores primárias, utilizadas em display.
YCC: Uma imagem, passando por filtros ópticos, é separada e convertida em sinais elétricos RGB. Estes sinais são mixados, gerando sinais de vídeos analógicos Y (Luminância-preto e branco), B-Y (Azulada) e R-Y (Avermelhada). Estes sinais são digitalizados em PCM, gerando vídeo digital YCbCr.

xvYCC (x.v.Color)

Até há pouco tempo, o padrão de monitor era o de CRT (Cathode Ray Tube-Tubo de Raios Catódicos), ou simplesmente tubo de imagem. Baseado na sua capacidade em apresentar a cor, é que foi gerado o padrão para o vídeo digital . ITU-R BT.601 para SDTV (720x480) e ITU-R BT.709 para HDTV (1920x1080). Definindo assim o seu gamut (gama, ou a área que pode ser representada dentro do espaço de cor).

Na figura, dentro do diagrama de cor xy do CIE1931 (Commission Internationale de l'Éclairage-Comissão Internacional de Iluminação), que são todas as cores que a visão humana pode perceber, o gamut do sRGB é representado pelo triângulo menor (sem nenhuma escala ou proporção, sendo meramente ilustrativa).


Color Space (espaço de cor): método matemático para descrever todas as cores visíveis, ou seja, qualquer cor visível, pode ser descrito como um ponto neste espaço de cor.

Hoje os monitores como o de Laser ou o de LCD com backlight de LED, tem condição de apresentar cores que estão fora do gamut padrão. Veja em Tecnologias de display HD e HDTV.

Em janeiro de 2006, a IEC (International Electrotechnical Commission), publicou o padrão IEC 61966-2-4, que é o xvYCC (Extended-gamut YCC color space for video applications). Expandindo assim o gamut de cor, introduzindo o valor de sinal de cor negativo para estes sinais de vídeo. Triângulo maior da figura do diagrama CIE 1931(também sem nenhuma escala e proporção).

Dentro do Munsell Color Cascade (representação das 769 cores existentes na natureza - não artificial), sRGB cobre 55,8% e xvYCC chega a 100%. Ou seja, a cobertura de cores do xvYCC é 1,8 vezes maior do que a do sRGB.

Como são cores inexistentes no sRGB, há necessidade em que todos os aparelhos (filmadora, player, monitor, etc.) e a produção (software de edição, etc), tenham a capacidade para aceitar o xvYCC.

A Sony registrou a denominação de x.v.Color, para indicar todos os produtos preparados para xvYCC.

Deep Color

Deep Color (cor profundo), aumenta o número de bit de profundidade (tom), para cada componente de cor RGB, enquanto o xvYCC expande o gamut de cores.

Aumentando a profundidade de cores, consegue uma gradação mais suave. Em muitos casos em que verificava uma mudança brusca de cores, com o Deep Color, vai ser bem mais suave, tornando mais natural.

Atualmente, cada componente de cor tem 8 bits, e no DeepColor, será de 10, 12 ou 16 bits, ou seja no total de componentes RGB, será de 30, 36, ou 48 bits. Isto significa que, com 8 bits, ou 256 tons (níveis de brilho), para cada componente, no total (256x256x256), temos 16.777.216 cores diferentes. No caso de 12 bits (4096 tons), no total (4096x4096x4096), teremos 68.719.476.736 cores diferentes. Passando de milhões para bilhões e trilhões (16 bits) de cores. Não são novas cores como no xvYCC, mas diferente tonalidade de cores. (A figura é dramatizada para melhor entendimento). Para entender melhor, veja profundidade de cor e hexadecimal em Pixel e imagem digital.

Estes diferentes tons, ajudam a reduzir artefatos (como faixa de cores) e aumentar a fidelidade de cores.

IMPORTANTE: Para desfrutar destes benefícios, é necessário ter uma fonte, como filmes BD em xvYCC, um Blu-ray Disc Player capaz de liberar as cores extras (via cabo HDMI versão 1.3 ou maior), e um monitor também pronto para xvYCC e Deep Color. Se qualquer uma desta etapa, não estiver preparada, poderá até piorar a cor.

Veja também:
Pixel e imagem digital
Blu-ray Disc
AV Receiver
HDTV
Projetor para Home Theater
Filmadora de alta definição
Tecnologias de display HD

10 comentários:

  1. A minha dúvida é: todos filmes gravados em Blu Ray são gravados com xv.colour? Mesmos os mais antigos? Minha tv suporta o Deep color. ótima matéria. parabéns

    ResponderExcluir
  2. No caso do Deep Color, é possível um processador de imagem de um player melhorar de 8 bits para 10, 12 ou 16 bits, desde que esteja com esta capacidade, mas no caso do x.v.Color é necessário que tenha sido filmado digitalmente ou digitalizado de um filme com esta tecnologia, por ser novo padrão de cor.

    Até hoje, pelo que sei, não existe nenhum filme em Blu-ray com esta tecnologia de x.v.Color. A maioria das filmadoras do Japão tem esta capacidade, mas parece que não está sendo um atrativo para decisão de compra e sim um recurso a mais. Hoje para desfrutar desta tecnologia é você mesmo filmar e depois assistir no seu TV, obviamente com esta tecnologia.

    Talvez, como no Japão e outros países, está se tornando um padrão ter x.v.Color e DeepColor em todos os equipamentos, as empresas produtoras decidam lançar filmes com estas tecnologias como um atrativo a mais.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Toshio. Tô com uma dúvida: comprei um BD player e ativei o Deep Color, mesmo sem a confirmação de suporte disso no manual da TV.

    O BD ainda avisou que a tela poderia ficar em branco, o que não aconteceu quando ativei. Minha dúvida é: se a tela está funcionando com o Deep Color ativado é porque ela suporta? E se não suporta, melhor desativar?

    ResponderExcluir
  4. Olá Caio, obrigado pela visita. Se não tem como configurar no TV, provavelmente não deve suportar, mas confirme no manual. Se não suporta, o melhor mesmo é desativar no BD Player.

    ResponderExcluir
  5. Amigo eu tenho uma tv 4k lg ultra hd com a função deep color porém tenho um playstation 3 ele tem esta função? E colo ligo está função na minha tv 4k

    ResponderExcluir
  6. Amigo eu tenho uma tv 4k lg ultra hd com a função deep color porém tenho um playstation 3 ele tem esta função? E colo ligo está função na minha tv 4k

    ResponderExcluir
  7. VOCES TEM Q PARAR CM ESSAS CENAS !! POOORRA

    ResponderExcluir