Até há pouco tempo, o principal projetor de vídeo para Home Theater era o de CRT (Cathode Ray Tube), pela qualidade da sua imagem, era extremamente complexa para a regulagem, por causa dos três tubos, e bem pesado (por volta de 40Kg). Devido ao alto custo, poucos tinham o privilégio em ter um Home Theater com tela grande. Hoje com a tecnologia digital, boa qualidade de imagem, preços acessíveis, tamanhos reduzidos e variedade de opções, os interessados em ter Home Theater com projetor, vem aumentando a cada dia.
A grande preocupação dos projetores para Home Theater, está em apresentar imagens de alta qualidade, tentando aproximar ao máximo de um cinema.
Tecnologias
Afirmar qual é a melhor tecnologia para um projetor para Home Theater, é uma tarefa praticamente impossível, pois cada uma tem as suas vantagens e desvantagens. Quando se fala em Full HD, pior ainda, pois a evolução está tão rápida, que surgem novidades a todo o instante. O que é uma desvantagem agora, logo deixa de ser. Existe uma guerra de tecnologias, que para o consumidor está sendo ótimo. Os produtos estão ficando cada vez melhor e os preços reduzindo. Quando lançaram os primeiros projetores LCoS Full HD, custavam por volta de US$ 20,000.00, hoje com a tecnologia LCD, encontra-se por até menos de US$ 2,000.00. Por isso, a tecnologia LCD, está arrastando o preço de outras tecnologias para baixo. Os projetores high-end continuam razoavelmente caros.
De qualquer forma, vamos falar de alguns pontos fracos e fortes das três tecnologias. Veja detalhe de funcionamento em projetor de imagens.
DLP: Esta tecnologia, com um só DMD chip, tem a dimensão e o peso reduzido, por não ter espelhos, prisma, etc., mas em compensação, por causa do uso de disco de cores, acaba gerando o efeito arco-íris, que algumas pessoas conseguem perceber (hoje já bem reduzido). Por ter recurso fraco em Zoom e Lens-shift, reduz a flexibilidade do local de instalação, inclusive necessitando de um ambiente um pouco maior. Por ser tudo selado, afirmam que é imune a pó, e por isso não há necessidade em ter filtro, apesar de que alguns fabricantes estão colocando filtros. Por utilizar microespelhos, e não um LCD orgânico, não há uma degradação da imagem, com o tempo de uso; mas, por causa da luz intermediária ser gerada por variação mais rápida do microespelho, acaba gerando instabilidade em campos sólidos, em áreas escuras, como se fosse um ruído digital (Dithering). Os que utilizam três DMD chip, são bem superiores e não tem o efeito arco-íris, mas o seu preço é bem salgado.
LCD: Para o seu preço, podemos considerar que são de alto desempenho. As desvantagens como, baixo contraste e o efeito tela de mosquito (screen door effect), praticamente não existem nos Full HD, que utilizam o painel LCD inorgânico. A Epson está disponibilizando no mercado japonês, nos finais de novembro, o EH-TW4500, com taxa de contraste de 200.000:1. A degradação da imagem, com o tempo, existente no LCD orgânico, não é afirmada em LCD inorgânico (a sua vida útil é desconhecida). Por ter um bom Zoom e Lens-shift, tem uma grande flexibilidade do local de instalação.
LCoS: Por utilizar a mistura das duas tecnologias, não há grandes desvantagens, mas devido a sua maior complexidade do painel, está sofrendo para reduzir o custo e acompanhar o de LCD.
Como sempre, o melhor mesmo é pedir uma demonstração, e optar por aquele que agrada mais, e que esteja dentro do seu orçamento.
Especificações e Características
Resolução e Aspecto: A relação de aspecto é sempre de 16:9, e a resolução nativa mais comum hoje é de 720p (1280x720) e de 1080p (1920x1080).
Tamanho da Projeção (Projection Size): Apresenta a faixa de tamanhos (mínima e máxima) da imagem em que o projetor consegue apresentar, sem afetar a qualidade. É dada em polegadas, medida diagonalmente como nos televisores. Na figura, uma tabela de conversão do tamanho em polegadas para milímetros.
Luminosidade (Brightness): A princípio quanto maior seria melhor, mas como é utilizado em ambiente mais escuro, não há necessidade em preocupar com este item. Hoje está ficando comum, ter acima de 1.000 ANSI lumens, mas como alguns fabricantes não seguem a padronização da medição como em ANSI (American National Standards Institute) lumens, fica difícil fazer uma comparação. Unidade lm (lumen).
Contrast (Contrast Ratio): Como é a medição da gradação de cores existentes entre o branco e o preto, quanto maior a sua taxa, seria melhor. Como também não existe um padrão para a medição, como em ANSI Contrast, fica muito difícil fazer uma comparação. Hoje utiliza-se muito o autoíris ou íris dinâmico (Dynamic Iris), recurso onde abre ou fecha a diafragma da lente, aumentando ou reduzindo a passagem da luz, em determinadas imagens, conseguindo com isto, aumentar a taxa de contrate.
Lente de Projeção (Projection Lens): Apresenta a sua claridade e a taxa de Zoom (quanto maior, maior a imagem em menor distância). Com Zoom, consegue-se uma imagem de 100 polegadas numa distância em torno de 3m.
Lens Shift: É a capacidade de movimentação possível, tanto na horizontal como na vertical, da lente de projeção, facilitando o posicionamento da imagem dentro da tela. Esta movimentação acaba produzindo uma imagem trapezoidal, conhecido como Keystone, e portanto o projetor necessita ter a capacidade para a correção deste Keystone (nem todos tem). O ideal é posicionar o projetor, para que não haja a necessidade em utilizar este recurso, ou seja, que a lente esteja posicionada exatamente em frente (perpendicularmente) ao centro da tela. Na figura temos um exemplo de shift vertical de 90% e horizontal de 40%.
Ruído do Ventilador (Fan Noise): É dado em dB (decibel), e indica o nível de ruído gerado pelo ventilador que refrigera a lâmpada. Quanto menor é melhor, pois muito alto, pode incomodar para ouvir um diálogo baixo. Quando reduz a potência da lâmpada, normalmente reduz a velocidade do ventilador, e portanto o ruído.
Lâmpada (Lamp): Apresenta a potência, o modelo e a sua vida útil. A maioria dos projetores utilizam a lâmpada a vapor de mercúrio (mercury vapor lamp) de alta pressão (UHP - Ultra High Pressure), que necessita de ventilação para não sobreaquecer. Mantenha sempre o filtro limpo para não reduzir o fluxo de ar. Não obstrua a entrada e a saída do ar.
Como a luz desta lâmpada possui verde mais forte e vermelho mais fraco, há necessidade da correção, por isso alguns projetores mais sofisticados utilizam a lâmpada de xenônio (xenon lamp) de alta pressão, a mesma utilizada nos projetores de cinema, porque possui a luz com cores primárias mais uniformes (mais semelhante com a luz do dia).
Apesar de ser bastante relativo, a vida útil da lâmpada é em média de 2.000 horas, quando utilizada com toda a sua potência (full power, bright mode). Quando utilizada em potência reduzida (low power, eco mode), que reduz em torno de 20% a sua potência, pode aumentar a vida útil em até 50%, ou seja, para 3.000 horas. Após desligar o projetor, nunca desligue a chave ou retire da tomada, até que o sistema de refrigeração da lâmpada desligue (cool down). Se desligar antes, reduzirá drasticamente a sua vida útil.
Apesar de ser rara, mas existe uma pequena possibilidade em explodir e danificar o projetor, por isso é feita a contagem da hora de uso, e quando atingir, mesmo estando normal, é alertado para a troca.
Por conter mercúrio e outros produtos, não jogue a lâmpada no lixo comum.
Conexões: Quanto mais é melhor. Que tenha pelo menos HDMI (de preferência a versão 1.3 ou maior) e o vídeo componente. Além dos tradicionais vídeo composto, S-video e RGB.
Recursos adicionais: Hoje cada vez mais é exigido que tenha x.v.Color, DeepColor, pull-down para poder compatibilizar com 24 quadros por segundo dos filmes, etc. (tecnologias já abordadas).
Veja as novidades de projetores nas resoluções de 4K2K (8.85Mpixels) e 8K4K (35Mpixels).
Atualizações
19/nov/2010: A Victor-JVC anuncia o início de comercialização no Japão, do seu projetor top de linha, da série Procision, DLA-X9, para meado de dezembro. É um projetor 3D da tecnologia D-ILA, Full HD, com contraste nativo de 100.000:1, 1.300 lumens, com certificação THX 3D. Vem com HDMI na versão 1.4a. Aceita imagens 3D nos formatos Frame Packing, Side by side e Top and Bottom, a projeção é em Frame Sequential. Utiliza lâmpada a vapor de mercúrio de alta pressão de 220W. Tem Lens Shift de 80% na vertical e de 34% na horizontal. A expectativa de preço está em torno de ¥1.050.00 (US$12,300.00), sem o kit 3D. O emissor de sincronismo infravermelho, PK-EM1 deverá custar ¥9.450 (US$ 110.00) e cada óculos 3D, PK-AG1 deverá custar ¥17.850 (US$ 210.00). A expectativa de preço nos EUA é de US$ 10,000.00 incluindo kit 3D com 2 óculos. Veja mais detalhes do produto, no site da JVC.
03/set/2011: A Epson está apresentando na IFA 2011 que está acontecendo na Alemanha, 5 novos modelos de projetores com tecnologia LCD, onde 2 deles com capacidade de WirelessHD (veja em Transferência de imagem e som HD). Os modelos com WirelessHD são EH-TW9000W e EH-TW6000W que são Full HD em 3D com 3LCD. O modelo EH-TW9000W que vem com 2 óculos 3D, tem contraste de 200.000:1, luminosidade de 2.400 lumens, lente com zoom de 2.1 e boa capacidade de Lens Shift, faz conversão de imagens 2D para 3D. O início da comercialização deverá ser após o mês de outubro, mas ainda dentro deste ano, com expectativa de preço em torno de US$ 3,600.00. O modelo EH-TW6000W deverá custar em torno de US$ 2,200.00.
Veja como assistir a um filme numa tela CinemaScope em Tela de Projeção.
Veja também:
Projetor de Imagens
Imagem de alta definição
Formato de tela
Afirmar qual é a melhor tecnologia para um projetor para Home Theater, é uma tarefa praticamente impossível, pois cada uma tem as suas vantagens e desvantagens. Quando se fala em Full HD, pior ainda, pois a evolução está tão rápida, que surgem novidades a todo o instante. O que é uma desvantagem agora, logo deixa de ser. Existe uma guerra de tecnologias, que para o consumidor está sendo ótimo. Os produtos estão ficando cada vez melhor e os preços reduzindo. Quando lançaram os primeiros projetores LCoS Full HD, custavam por volta de US$ 20,000.00, hoje com a tecnologia LCD, encontra-se por até menos de US$ 2,000.00. Por isso, a tecnologia LCD, está arrastando o preço de outras tecnologias para baixo. Os projetores high-end continuam razoavelmente caros.
De qualquer forma, vamos falar de alguns pontos fracos e fortes das três tecnologias. Veja detalhe de funcionamento em projetor de imagens.
DLP: Esta tecnologia, com um só DMD chip, tem a dimensão e o peso reduzido, por não ter espelhos, prisma, etc., mas em compensação, por causa do uso de disco de cores, acaba gerando o efeito arco-íris, que algumas pessoas conseguem perceber (hoje já bem reduzido). Por ter recurso fraco em Zoom e Lens-shift, reduz a flexibilidade do local de instalação, inclusive necessitando de um ambiente um pouco maior. Por ser tudo selado, afirmam que é imune a pó, e por isso não há necessidade em ter filtro, apesar de que alguns fabricantes estão colocando filtros. Por utilizar microespelhos, e não um LCD orgânico, não há uma degradação da imagem, com o tempo de uso; mas, por causa da luz intermediária ser gerada por variação mais rápida do microespelho, acaba gerando instabilidade em campos sólidos, em áreas escuras, como se fosse um ruído digital (Dithering). Os que utilizam três DMD chip, são bem superiores e não tem o efeito arco-íris, mas o seu preço é bem salgado.
LCD: Para o seu preço, podemos considerar que são de alto desempenho. As desvantagens como, baixo contraste e o efeito tela de mosquito (screen door effect), praticamente não existem nos Full HD, que utilizam o painel LCD inorgânico. A Epson está disponibilizando no mercado japonês, nos finais de novembro, o EH-TW4500, com taxa de contraste de 200.000:1. A degradação da imagem, com o tempo, existente no LCD orgânico, não é afirmada em LCD inorgânico (a sua vida útil é desconhecida). Por ter um bom Zoom e Lens-shift, tem uma grande flexibilidade do local de instalação.
LCoS: Por utilizar a mistura das duas tecnologias, não há grandes desvantagens, mas devido a sua maior complexidade do painel, está sofrendo para reduzir o custo e acompanhar o de LCD.
Como sempre, o melhor mesmo é pedir uma demonstração, e optar por aquele que agrada mais, e que esteja dentro do seu orçamento.
Especificações e Características
Resolução e Aspecto: A relação de aspecto é sempre de 16:9, e a resolução nativa mais comum hoje é de 720p (1280x720) e de 1080p (1920x1080).
Tamanho da Projeção (Projection Size): Apresenta a faixa de tamanhos (mínima e máxima) da imagem em que o projetor consegue apresentar, sem afetar a qualidade. É dada em polegadas, medida diagonalmente como nos televisores. Na figura, uma tabela de conversão do tamanho em polegadas para milímetros.
Luminosidade (Brightness): A princípio quanto maior seria melhor, mas como é utilizado em ambiente mais escuro, não há necessidade em preocupar com este item. Hoje está ficando comum, ter acima de 1.000 ANSI lumens, mas como alguns fabricantes não seguem a padronização da medição como em ANSI (American National Standards Institute) lumens, fica difícil fazer uma comparação. Unidade lm (lumen).
Contrast (Contrast Ratio): Como é a medição da gradação de cores existentes entre o branco e o preto, quanto maior a sua taxa, seria melhor. Como também não existe um padrão para a medição, como em ANSI Contrast, fica muito difícil fazer uma comparação. Hoje utiliza-se muito o autoíris ou íris dinâmico (Dynamic Iris), recurso onde abre ou fecha a diafragma da lente, aumentando ou reduzindo a passagem da luz, em determinadas imagens, conseguindo com isto, aumentar a taxa de contrate.
Lente de Projeção (Projection Lens): Apresenta a sua claridade e a taxa de Zoom (quanto maior, maior a imagem em menor distância). Com Zoom, consegue-se uma imagem de 100 polegadas numa distância em torno de 3m.
Lens Shift: É a capacidade de movimentação possível, tanto na horizontal como na vertical, da lente de projeção, facilitando o posicionamento da imagem dentro da tela. Esta movimentação acaba produzindo uma imagem trapezoidal, conhecido como Keystone, e portanto o projetor necessita ter a capacidade para a correção deste Keystone (nem todos tem). O ideal é posicionar o projetor, para que não haja a necessidade em utilizar este recurso, ou seja, que a lente esteja posicionada exatamente em frente (perpendicularmente) ao centro da tela. Na figura temos um exemplo de shift vertical de 90% e horizontal de 40%.
Ruído do Ventilador (Fan Noise): É dado em dB (decibel), e indica o nível de ruído gerado pelo ventilador que refrigera a lâmpada. Quanto menor é melhor, pois muito alto, pode incomodar para ouvir um diálogo baixo. Quando reduz a potência da lâmpada, normalmente reduz a velocidade do ventilador, e portanto o ruído.
Lâmpada (Lamp): Apresenta a potência, o modelo e a sua vida útil. A maioria dos projetores utilizam a lâmpada a vapor de mercúrio (mercury vapor lamp) de alta pressão (UHP - Ultra High Pressure), que necessita de ventilação para não sobreaquecer. Mantenha sempre o filtro limpo para não reduzir o fluxo de ar. Não obstrua a entrada e a saída do ar.
Como a luz desta lâmpada possui verde mais forte e vermelho mais fraco, há necessidade da correção, por isso alguns projetores mais sofisticados utilizam a lâmpada de xenônio (xenon lamp) de alta pressão, a mesma utilizada nos projetores de cinema, porque possui a luz com cores primárias mais uniformes (mais semelhante com a luz do dia).
Apesar de ser bastante relativo, a vida útil da lâmpada é em média de 2.000 horas, quando utilizada com toda a sua potência (full power, bright mode). Quando utilizada em potência reduzida (low power, eco mode), que reduz em torno de 20% a sua potência, pode aumentar a vida útil em até 50%, ou seja, para 3.000 horas. Após desligar o projetor, nunca desligue a chave ou retire da tomada, até que o sistema de refrigeração da lâmpada desligue (cool down). Se desligar antes, reduzirá drasticamente a sua vida útil.
Apesar de ser rara, mas existe uma pequena possibilidade em explodir e danificar o projetor, por isso é feita a contagem da hora de uso, e quando atingir, mesmo estando normal, é alertado para a troca.
Por conter mercúrio e outros produtos, não jogue a lâmpada no lixo comum.
Conexões: Quanto mais é melhor. Que tenha pelo menos HDMI (de preferência a versão 1.3 ou maior) e o vídeo componente. Além dos tradicionais vídeo composto, S-video e RGB.
Recursos adicionais: Hoje cada vez mais é exigido que tenha x.v.Color, DeepColor, pull-down para poder compatibilizar com 24 quadros por segundo dos filmes, etc. (tecnologias já abordadas).
Veja as novidades de projetores nas resoluções de 4K2K (8.85Mpixels) e 8K4K (35Mpixels).
Atualizações
19/nov/2010: A Victor-JVC anuncia o início de comercialização no Japão, do seu projetor top de linha, da série Procision, DLA-X9, para meado de dezembro. É um projetor 3D da tecnologia D-ILA, Full HD, com contraste nativo de 100.000:1, 1.300 lumens, com certificação THX 3D. Vem com HDMI na versão 1.4a. Aceita imagens 3D nos formatos Frame Packing, Side by side e Top and Bottom, a projeção é em Frame Sequential. Utiliza lâmpada a vapor de mercúrio de alta pressão de 220W. Tem Lens Shift de 80% na vertical e de 34% na horizontal. A expectativa de preço está em torno de ¥1.050.00 (US$12,300.00), sem o kit 3D. O emissor de sincronismo infravermelho, PK-EM1 deverá custar ¥9.450 (US$ 110.00) e cada óculos 3D, PK-AG1 deverá custar ¥17.850 (US$ 210.00). A expectativa de preço nos EUA é de US$ 10,000.00 incluindo kit 3D com 2 óculos. Veja mais detalhes do produto, no site da JVC.
03/set/2011: A Epson está apresentando na IFA 2011 que está acontecendo na Alemanha, 5 novos modelos de projetores com tecnologia LCD, onde 2 deles com capacidade de WirelessHD (veja em Transferência de imagem e som HD). Os modelos com WirelessHD são EH-TW9000W e EH-TW6000W que são Full HD em 3D com 3LCD. O modelo EH-TW9000W que vem com 2 óculos 3D, tem contraste de 200.000:1, luminosidade de 2.400 lumens, lente com zoom de 2.1 e boa capacidade de Lens Shift, faz conversão de imagens 2D para 3D. O início da comercialização deverá ser após o mês de outubro, mas ainda dentro deste ano, com expectativa de preço em torno de US$ 3,600.00. O modelo EH-TW6000W deverá custar em torno de US$ 2,200.00.
Veja como assistir a um filme numa tela CinemaScope em Tela de Projeção.
Veja também:
Projetor de Imagens
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