3 de outubro de 2009

Front Surround

Na falta de espaço, ou quando não quer espalhar caixas acústicas pela sala, uma saída seria em utilizar um Front Surround (Surround Bar). É uma caixa acústica comprida com 2 ou mais alto-falantes, com um Receiver integrado, gerando um efeito surround virtual. Com certeza não é o mesmo que ter as caixas reais distribuídas, mas em alguns ambientes é possível gerar um efeito surround bastante satisfatório.
É bem diferente do recurso de surround virtual normalmente existente nos televisores, onde através de uma fonte sonora estéreo, são gerados sons difusos, dando a impressão de um ambiente maior, mas sem a definição de origem da fonte sonora.

Virtual Surround

Num Surround Virtual, através de uma fonte sonora multicanal (5.1), os alto-falantes (cada um tem o seu próprio amplificador), em conjunto, criam um efeito, onde conseguem dar a percepção de que existem fontes sonoras adicionais.
Um Front Surround normal, tem pelo menos três alto-falantes, sendo os três canais frontais (Direito, esquerdo e central), que em conjunto geram surround virtual direito e esquerdo. Adicionando um Subwoofer, temos os 5.1 canais (2 virtuais).

Front Surround por Reflexão Sonora

A Yamaha utiliza uma tecnologia chamada de Digital Sound Projector, que são dezenas de alto-falantes, emitindo "feixes sonoros" (sound beam), sons direcionais que refletem num obstáculo (parede, janela, etc.) e chegam ao ouvinte. Com a regulagem da amplitude e o direcionamento efetivo dos "feixes", conseguem gerar fontes sonoras com as origens desejadas.
Cada alto-falante tem o seu próprio amplificador, e com o auxílio de um microfone colocado na posição do ouvinte, realiza-se a regulagem automática de cada "feixe", gerando a fonte sonora surround distinta. A grande dificuldade é se existem obstáculos, que em vez de refletir, acaba absorvendo o som, como cortina. Há uma necessidade em ajeitar o ambiente, para que ocorra uma boa reflexão sonora.
O modelo YSP-4000 tem 40 alto-falantes de 4cm e 2 de 11cm (woofer).
Já o modelo YSP-4100 e YSP-5100 a ser lançado em dezembro de 2009, no Japão, com a mesma quantidade de alto-falantes do YSP-4000, consegue gerar 7.1 canais. Processa também os áudios HD (High Definition) como, Dolby True HD e DTS-HD Master Audio. Um subwoofer sem fio, terá venda separada.

Existe também a alternativa de Front Surround Panorama da B&W (Bowers & Wilkins) que tem 9 alto-falantes, sendo 2 woofer de 9 cm, 2 mid-range de 7,5 cm, 4 surround de 7,5 cm e 1 tweeter de 2,5 cm. Possui 5 amplificadores de 25W e 1 de 50W para sub-woofer, totalizando 175 Watts. É uma pena que não tem processadores para áudios HD. 

Veja TV da Toshiba com front surround em HDTV.

Veja também:
Home Theater Compacto
Caixa Acústica
AV Receiver
Home Theater
Som: analógico x digital
Disco de vinil
Áudio puro
Fone de ouvido

Nenhum comentário:

Postar um comentário