31 de agosto de 2009

Home Theater

Para amante de imagem e som, um home theater é o máximo, para apreciar, uma música em LP, CD, SACD, DVD-Audio, HDCD ou, um show musical ou um filme em DVD-Video ou Blu-ray Disc, com todo o conforto, em casa. Para entender estes formatos, veja: Som: analógico x digital.

Um Home Theater é para apreciar, em casa, uma música ou um filme como se estivesse ao vivo no local, com um som envolvente. Em breve com imagens 3D. Quem sabe, no futuro com odor. O filme conhecido como 4D, envolve o nosso tato. Muitos amantes dizem que um home theater, foi feito para ser apreciado sozinho. Coisa de egoísta? Apesar de que, a regulagem do som, é realizado baseado em um ponto, onde o apreciador vai ficar (só uma pessoa!).

Até há pouco tempo, o máximo que poderia fazer, era conectar um conjunto de som estéreo num televisor de 20 polegadas, e assistir um filme em videocassete, de baixa resolução de imagem. Na década de 70, existiu música em som quadrifônico (4 canais), em LP. Apesar de que, ouvir uma música em LP, num amplificador a válvula (som puro), que era normal no passado, hoje é para ricos. Como também, ter um home theater, com um projetor de imagem de CRT (tubo de raios catódicos), era coisa para um milionário. Está certo que um ótimo home theater, ainda hoje, é coisa para um milionário (pode custar mais de US$ 100mil, só em equipamentos).

Hoje encontramos um "home theater" sendo vendido, a preços e condições totalmente acessíveis a qualquer pessoa. Ou até mesmo, como um acessório de um microcomputador (pode vir de brinde). Será que estamos falando da mesma coisa? Estão instalando corretamente? Ter um home theater, é ter um subwoofer instalado e apreciar os estrondos de um filme de ação?

Para que um home theater seja verdadeiro, o tamanho da imagem deveria ser de pelo menos 80 polegadas (Display de plasma ou de retroprojeção, ou um projetor). Mas é melhor ser realista, e dar uma ideia de uma instalação mais genérica. Muitos lares já possuem um TV de alta resolução em torno de 40 polegadas, e quer aproveitar para montar um home theater. Na maioria dos lares, um home theater precisa se adaptar ao espaço físico disponível. E principalmente, que caiba no orçamento.

Sobre os equipamentos em si (AV receiver, projetor, caixa acústica, etc.), abordarei em sequência, com mais detalhes.

Conexão: A figura 1 mostra um esquema de montagem comum de um home theater. Se o DVD Player ou Blu-ray Disc Player possui conector de saída HDMI, deve ser utilizado preferencialmente, pois já serve para ligar o áudio e o vídeo, dispensando a conexão do áudio em separado.


Um home theater mais simples para a montagem, é o Home Theater Integrado, ou também conhecido como Home Theater in a Box (vem tudo numa caixa). É um DVD ou BD Player, com amplificador integrado, com um kit de 6 caixas acústicas (5.1 canais). Neste caso é só conectar um TV (Display), e está pronto.

O mais complicado é a montagem com AV Receiver (Audio Video Receiver). A grande vantagem é poder conectar muitos aparelhos adicionais. Podendo optar por 5.1, 7.1, 9.1, ou mais canais. Com diversos DSP (Digital Signal Processor), que por exemplo, permite apreciar uma música estéreo, com efeito surround (envolvente). Podemos dizer que é a montagem de um verdadeiro home theater. O problema é o seu custo alto.

Existe ainda um kit, de um amplificador de som multicanal com 6 caixas acústicas (5.1 canais). Podendo o amplificador estar integrado no Subwoofer. Normalmente neste caso é só para o áudio. O vídeo deve ser conectado diretamente do DVD player para o Display. A vantagem neste caso é poder aproveitar o DVD player que já possui, e o seu custo baixo. Verifique se tem processamento de sinais Dolby Digital e/ou DTS, para poder fazer a conexão de áudio digital (coaxial ou óptico) com o DVD player (liberando sinal em bit stream). Caso contrário, o DVD player precisa ter saída analógica multicanal (5.1), para poder fazer a conexão e apreciar o efeito surround.
A figura 2 mostra uma disposição típica de caixas acústicas. No caso de 5.1, não terão as caixas traseiras (surround back).  O Subwoofer não tem uma posição exata definida, pois os sons graves (baixa frequência), são mais dispersivos e não direcionais como os médios e agudos. Da caixa acústica central, saem normalmente as falas de um filme. Cuidado para não inverter a polaridade dos fios, tanto nas caixas, como no amplificador (é muito importante!).

Não esqueça em configurar corretamente o DVD/BD Player, o Receiver e o Display, principalmente para ter a imagem no aspecto correto (4:3 ou 16:9) e som surround.

Atualizações

10/fev/2013: A Dolby Laboratories anunciou em abril de 2012, a nova tecnologia de áudio surround para salas de cinema, Dolby Atmos. A tecnologia suporta até 128 trilhas sonoras discretas e até 64 saídas de áudio para caixas acústicas, que são distribuídas dentro da sala (inclusive no teto), criando um efeito de som tridimensional. Inicialmente estará disponível somente nas salas de cinemas comerciais, mas no futuro poderá ser disponibilizada em Home Theater. Mais detalhes no site da Dolby.



Veja Front Surround Bar, que é um tipo de Home Theater in a Box.

Conheça o novo conceito em ouvir música de alta definição de até 192KHz/24bit em Network Audio.

Veja também:
Cabos para áudio e vídeo
Tela de Projeção
Disco de vinil
Áudio puro
Fone de ouvido
Áudio de alta definição de Blu-ray
Instalação elétrica para Home Theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário