25 de maio de 2010

Áudio de alta definição do Blu-ray

Tirando o DVD-Audio e SACD que são discos específicos para músicas, no DVD-Video o áudio com melhor resolução é o LPCM em estéreo na amostragem de 48KHz/16bit sem compressão, e em multicanal com compressão temos DTS (5.1), DTS-ES (6.1) e DTS96/24, todos, inclusive LPCM, com taxa de transferência máxima de 1.5Mbps.

Em Blu-ray Disc com a capacidade de armazenamento e taxa de transferência máxima muito superior que o DVD (mais de 5x), podemos ter o áudio tanto em estéreo como em multicanal em alta definição. O áudio obrigatório em filmes de Blu-ray Disc (BD-ROM) é o Dolby Digital (AC-3) de 5.1 canais com taxa de transferência aumentada para 640Kbps (em DVD é de 448Kbps) ou o DTS. Os áudios obrigatórios (significa que pelo menos um dos áudios deve estar num destes formatos) normalmente são utilizados em idiomas dublados.

Os áudios de alta definição são opcionais em BD-ROM. São: LPCM sem compressão e com compressão temos DOLBY e DTS (Digital Theater Systems) em formatos Lossless (sem perda) e Lossy (com perda). Clique na ilustração para ampliar.


Em LPCM (Linear Pulse Code Modulation) sem compressão, a taxa de transferência pode chegar a 27.6Mbps. As amostragens podem ser de 48KHz ou 96KHz em 16bit, 20bit ou 24bit em até 7.1 canais e em estéreo (2.0) a 192KHz/24bit. É o mesmo áudio LPCM do DVD-Audio. A maioria dos primeiros filmes em Blu-ray Disc foram lançados com este formato de áudio em multicanal, porque foi o primeiro em alta definição, introduzido na versão 1.1 do HDMI junto com o DVD-Audio em 2004.

Lossless

São áudios mais usados em idioma original do filme por causa da sua qualidade.

Dolby TrueHD: Taxa de transferência máxima de 18Mbps variável (VBR - Variable Bit Rate). Amostragem de 96KHz/24bit em até 7.1 canais e 192KHz/24bit em até 5.1 canais. Utiliza a mesma tecnologia de áudio com compressão do DVD-Audio, que é o MLP (Meridian Lossless Packing). A taxa de compressão em DVD-Audio é de 2:1, mas no DOLBY TrueHD varia de 2:1 a quase 4:1 sem perda, conseguindo com isso reduzir bastante a taxa de transferência. Era um dos áudios obrigatórios em HD DVD (High Definition DVD), que era o concorrente do BD.

DTS-HD Master Audio: Taxa de transferência máxima de 24.5Mbps variável. Amostragem de 96KHz/24bit em até 7.1 canais e 192KHz/24bit em até 5.1 canais. Utiliza a tecnologia de compressão Coherent Acoustic de áudio losless "bit-for-bit", que na descompressão deixa idêntico ao original, sem perda.

Lossy

São áudios pouco utilizados hoje, pois em geral o Blu-ray Disc, devido a sua capacidade, suporta o áudio lossless sem afetar a qualidade da imagem. Eram mais utilizados em HD DVD.

Dolby Digital Plus: A taxa de transferência é de 1.664Mbps constante (CBR - Constant Bit Rate). Máximo de 7.1 canais com amostragem de 48KHz em 16bit a 24bit. É uma extensão do Dolby Digital 5.1, por isso é chamado de E-AC-3 (Enhanced AC-3) e portanto backward compatible. Este formato com taxa de transferência de 3Mbps era obrigatório em HD DVD.

DTS-HD High Resolution Audio: Taxa de transferência máxima é de 6Mbps constante. Até 7.1 canais na amostragem de 96KHz/24bit. Também utiliza a tecnologia Coherent Acoustic, mas com perda.

Se desejar mais detalhes, veja nos sites da Dolby Laboratories e DTS.


A princípio todos os formatos são backward compatible, ou seja, podem ser reproduzidos nos AV Receivers antigos sem decodificador destes novos formatos, fazendo a decodificação parcial (núcleo ou camada), ignorando a parte de alta definição. A liberação pelas saídas digitais óptica ou coaxial do BD Player, ocorre no caso do DOLBY na taxa de transferência de 640Kbps e no DTS a 1.5Mbps.


A transferência em alta definição em bit-stream é feita através de cabo HDMI na versão acima de 1.3 (LPCM a partir de 1.1), portanto para apreciar o som de alta definição de um Blu-ray Disc, é preciso que o BD Player esteja conectado através de HDMI (versão 1.3 ou maior) num AV Receiver que tenha decodificador de novos formatos (ilustração acima); ou se o BD Player tiver o decodificador interno e liberar o áudio multicanal em analógico e conectado na entrada multicanal do AV Receiver, que não tem o decodificador novo e nem o HDMI. Alguns BD Players high-end fazem a conversão digital para analógico com upsampling de 192KHz/32bit, liberando o áudio analógico multicanal de alta definição como o BD Player da Sony BDP-S5000ES da ilustração abaixo.


Como foi visto em digitalização, quanto maior a amostragem, tanto na frequência (Hz) como em amplitude ou profundidade (bit), melhor a fidelidade com relação ao som original, principalmente nas frequências altas (sons agudos), mas há limitação por causa da capacidade de armazenamento e da taxa de transferência. Para fazer a comparação, CD-ROM de áudio tem o formato LPCM sem compressão na amostragem de 44.1KHz/16bit com taxa de transferência de 1.2Mbps.

Para saber sobre vários formatos e discos de áudio, incluindo DVD-Audio e SACD, veja em Som: analógico x digital.

Conheça o novo conceito em ouvir música digital de alta definição de até 192KHz/24bit em Network Audio.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário