5 de novembro de 2009

Imagem de alta definição

Existem confusões e dúvidas com relação a imagem de alta definição, o que contribui para complicar na decisão de compra de um televisor de alta definição (HDTV-High Definition TV).
Um dos fatores que contribui para complicar o entendimento é porque, qualquer imagem que esteja dentro da faixa de resolução entre 1280x720p e 1920x1080p, é considerada de alta definição, e para o topo de 1920x1080 é chamada de Full HD (Full High Definition - algo como alta definição plena). Vamos ignorar o i e p (entrelaçado e progressivo) para não complicar ainda mais. Veja no 1080i 1080p.

Pixel e Dot  Pitch

A princípio definiremos o dot (sub-pixel) como sendo fisicamente o menor elemento visual do display, e o pixel (picture element) como o menor item (elemento) de informação da imagem, que fisicamente no display é composto de 3 dots (vermelho, verde e azul - RGB). O conteúdo do pixel varia muito logicamente, pois contém informações como profundidade de cor, transparência, etc., e por isso é formado por vários bits (Veja em Pixel e imagem digital).

O dot pitch é a distância medida (em milímetro), diagonalmente, entre dois dots da mesma cor. Como existem diversas tecnologias e arquiteturas de display, alguns fabricantes medem horizontalmente, e em muitos casos entre dois dots, ignorando a cor, por isso fica difícil fazer uma comparação da qualidade de imagem. Em geral, quanto menor o dot pitch, a imagem é mais nítida e bem definida. A distância considerada boa, fica entre 0,25 mm a 0,31 mm, mas depende muito da sua forma de medição e do tamanho da tela (pode chegar a 1 mm). É diferente também entre monitor de computador e display de TV, pois, no monitor, o usuário fica bem próximo da tela (necessidade de dot pitch menor), e no caso de TV, o espectador está mais distante (dot pitch pode ser maior).

Na ilustração da resolução de imagem, podemos ver a quantidade de Megapixel (milhões de pixel) correspondente das telas mais encontradas no mercado. Enquanto a resolução standard (640x480) é de 0,3 Mpixel, o de Full HD é de 2,1 Mpixel, ou seja 7 vezes mais pixel.

Como a quantidade de pixel é sempre igual, independente do tamanho da tela, dentro da mesma resolução, quanto menor a tela, maior a concentração, por isso, um televisor de 14 polegadas, tem uma imagem melhor do que de 29 polegadas. É a quantidade maior de pixel por polegada (dot pitch menor), que aumenta a definição da imagem.

Análise comparativa

Para entender melhor, nada como ilustrações comparativas das principais resoluções. A melhor definição está sempre na resolução de 1920x1080 (Full HD), e as demais, com a definição proporcionalmente inferior. Para uma melhor visualização, amplie a imagem dando click sobre a ilustração.

Tamanho da Tela: O tamanho da tela é medida diagonalmente em polegadas, onde uma polegada é de 2,54 cm. Como a relação de aspecto é diferente, onde a definição padrão é de 4:3 (mais próximo do quadrado), e de alta definição é de 16:9 (wide - mais comprida), dificulta um pouco a comparação.

Na ilustração da telas de mesmo tamanho, temos um televisor de CRT (Cathode Ray Tube - tubo de imagem), com relação de aspecto de 4:3 e resolução de 640x480, e ao lado um televisor FPD (Flat Panel Display - tela fina) de mesmo tamanho, em polegadas, com relação de aspecto de 16:9 (wide) e resolução de Full HD. Como a altura da tela wide é menor, a imagem fica menor, e com a área lateral visível maior, ou seja fica panorâmico.

Nas telas de tubo de imagem (CRT), devido a sua montagem, acaba perdendo entre 1 a 2 polegadas da parte que seria visível, o que não acontece em FPD. Por isso no Japão utiliza a letra V (Visual ou Valid) após o tamanho da tela, para informar que apresenta a imagem na tela toda. Ex.: 37V, 50V, 65V.

Outra comparação é de telas com a mesma altura, um TV de tubo de 22 polegadas (4:3), que tem praticamente a mesma altura de um TV de 27 polegadas de tela fina (16:9). Neste caso, dá para entender bem a diferença da relação de aspecto da tela. O tamanho da imagem é igual, com maior área visível no wide. Mas precisou aumentar 5 polegadas.

Por causa do tamanho da imagem do TV atual, você pretende adquirir um equivalente, ou maior, confira na tabela de equivalência de algumas telas de 4:3 com 16:9, utilizando a altura da tela similar, que estão um ao lado do outro. Como a recomendação da distância para assistir confortavelmente um TV wide de alta definição, é de 3 vezes a altura da tela, utilize a tabela também para achar o tamanho ideal da tela. Por exemplo, se a distância da visão, sentado no sofá,  até a tela do TV for de 1,38 m, o ideal é um TV de 37 polegadas (138/3=46 cm). Veja uma outra tabela de conversão de polegadas para cm de algumas telas wide em HDTV.

Definição da Imagem: Na figura 1 é apresentada uma idéia do tamanho que seria a tela, para que outras resoluções tenham a mesma definição de Full HD. Sentado na mesma distância dos 3 televisores, e considerando que 640x480 é de 20 polegadas, o de 1366x768 seria de aproximadamente 39 polegadas e Full HD por volta de 55 polegadas, que teriam a mesma definição de imagem, só que no Full HD, como a tela é grande, vai conseguir visualizar muitos detalhes, que são impossíveis em telas menores.

Na figura 2 abaixo, é apresentada a qualidade de imagem das três resoluções diferentes, quando assistido a mesma distância, em televisores com a tela de mesma altura. Se você ficar assistindo direto só a imagem de 640x480, vai acabar acostumando com a definição, mas se acostumar com Full HD e passar para 640x480, vai sentir o impacto da diferença, vai achar que a imagem está fora de foco ou embaçada.

É bom considerar que a imagem que está sendo transmitida pela TV digital de alta definição é Full HD (por enquanto não é toda programação), como também as imagens do Blu-ray Disc. Apesar de, a maioria dos televisores do Brasil ainda ter a resolução de 1366x768, espera-se que em alguns anos, acima de 30 polegadas sejam todas de Full HD, como nos primeiros mundos. Esta transição com a resolução intermediária, faz muitas pessoas a pensar que já é alta definição normal, e que Full HD seria meramente um adicional, e não que será normal em breve. As resoluções intermediárias deverão ficar nos displays inferiores a 20 polegadas. Entre 20 e 30 polegadas deverão existir diversas resoluções. Veja mais detalhes em Recepção de TV Digital.

Espero ter esclarecido um pouco mais sobre o que é uma imagem de alta definição, e ajudado na decisão de compra de um HDTV, pois preparem-se para o próximo passo, que é HDTV 3D, 4K2K e 8K4K.

Veja também:
Tecnologias de display HD
HDTV
TV Digital
Refresh rate
Projetor de imagens
Formato de tela

Um comentário:

  1. HD PRA FUL, VER ACIMA DE 080 CM E IMPOSSIVEL SABER A DIFERENÇA.

    ResponderExcluir