8 de fevereiro de 2010

Transferência de imagem e som HD

Hoje, com a exceção do som no estágio de amplificação e de reprodução em caixas acústicas ou fones de ouvido, tanto o som como a imagem encontram-se totalmente digitalizados. Devido a esta digitalização, ocorreu a ploriferação de aparelhos multimídias, e a transferência destes dados (áudio e vídeo), vem ocorrendo através de meios existentes para informática, seja ponto a ponto ou em rede, com e sem fios. Com a imagem e som de alta definição e agora com Imagens 3D e 4K2K, a taxa de transferência vem aumentando a cada dia, e começam a surgir novos padrões de conexões com fios (wired) ou sem fios (wireless), mais específicos para atender também a necessidade de áudio e vídeo de alta definição.

Atualmente, como alguns exemplos de conexões utilizados temos, o cabo USB 2.0 (480Mbps) e o novo USB 3.0 (5Gbps), a rede local (LAN - Local Area Network) Ethernet 100BaseT (pode ir até 10GBase). Para wireless temos, Bluetooth (24Mbps), Wi-Fi (Wireless Fidelity) de até 54 Mbps e UWB (Ultra Wide Band) de 320Mbps, esperando chegar a 480Mbps. Os produtos com certificados da DLNA (Digital Living Network Alliance), conseguem aproveitar as redes já existentes como Wi-Fi e Ethernet.

Existem também as que utilizam os fios da rede elétrica através da tomada de força, para fazer uma rede de equipamentos, como HomePlug e PLC (Power Line Communication). Bem prático porque não necessita de nenhuma instalação de cabos. No Japão (PLC-J) começou a ficar popular desde que foi autorizada a utilização de frequências entre 2 a 30MHz na rede elétrica em outubro de 2006, e com isso conseguiu uma taxa de transferência de até 210Mbps, possibilitando conexões entre aparelhos de multimídias de alta definição.

Conexões para multimídias HD

A grande preocupação das produtoras é com relação às cópias não autorizadas, exigindo que tenham a segurança neste aspecto. Normalmente no wireless utilizam o bitstream sem compressão (uncompressed). Precisam estar de acordo com o HDCP 2.0 (High-bandwidth Digital Content Protection revision 2.0) e devem suportar DeepColor, Imagens 3D e 4K2K.

HDMI:
Hoje o principal meio de conexão homologado para multimídias de alta definição é o cabo HDMI, que está na versão 1.4, e suporta Ethernet. Pode chegar a taxa de transferência de 10.2Gbps e dependendo da qualidade do cabo utilizado, pode atingir a uma distância de 10m sem necessidade de amplificador de sinais (Booster) ou cabo ativo. Espera-se para breve, anúncio de especificações complementares (para imagens 3D) da versão 1.4a.


HDBaseT:
Uma tecnologia da Valens Semiconductors de Israel e aliança das LG, Samsung e Sony Pictures. Segue a mesma topologia da rede local Ethernet 100BaseT, utilizando cabos Categoria 5e/6 com conectores RJ45, mantendo a mesma distância máxima de 100m do Hub ou Switch. Está prevista uma taxa de transferência de 8Gbps, mas espera chegar a 10.2Gbps. É para a conexão de todas as multimídias HD como, HDTV, projetor, AV Receiver, etc. distribuídas pela casa.

WirelessHD:
Uma tecnologia da Broadcom, Panasonic, Sony, Toshiba, Samsung, LG, Intel, Philips, etc. É para conexão por bitstream sem compressão, de áudio e vídeo de alta definição com a HDTV. Uma rede wireless que utiliza a frequência de 60GHz de baixa potência, liberada em muitos países. Possui escalabilidade e pode fazer conexões de portáteis como celular, notebook, etc, numa taxa de transferência de 1Gbps. Para multimídias de alta definição tem a taxa de 10 a 28Gbps em até 10m. É cooperativa com tecnologias de rede com fios.

WHDI (Wireless Home Digital Interface):
Tecnologia da Amimon com Hitachi, Motorola, Samsung, LG, Sharp, Sony, etc. Utiliza a frequência de 5GHz que é livre, e consegue uma taxa de 3Gbps até a uma distância de 30.5m. Também é por bitstream sem compressão por causa da segurança.

WiGig (Wireless Gigabit):
Ainda em elaboração, é composta pelas Atheros Communication, Broadcom, Dell, Intel, Samsung, LG, Microsoft, Panasonic, Toshiba, NEC, Nokia, etc. Utilizará a frequência de 60GHz, e inicialmente deverá ter a taxa de transferência de 7Gbps, e uma distância máxima de pelo menos 10m.


TransferJet:
Desenvolvida pela Sony e uma aliança pelas Canon, Panasonic, Casio, Kodak, Hitachi, JVC, Nikon, Olympus, Pioneer, Samsung, Epson, Toshiba, NEC, etc. É uma tecnologia wireless de transferência de dados de toque (aproximação), entre dois produtos eletrônicos (ponto a ponto). O princípio de operação é o mesmo utilizado nos passes eletrônicos para trens, ônibus e outros pagamentos e acessos.

Utiliza a frequência de 4.48GHz, transferindo dados num pico de 560Mbps e efetivo de 375Mbps numa distância máxima de alguns centímetros (±3cm). Operação bastante simples, onde a transferência inicia automaticamente após o toque de 2 dispositivos. Por ser de curtíssima distância, minimiza o risco de roubo de dados, simplificando a transferência sem necessidade de grandes controles e criptografias para segurança. Poucas camadas e baixo consumo de energia. Podem ser especificados e restringir os dispositivos a serem conectados.


A Sony está lançando câmeras digitais DSC-HX5 e DSC-TX7, que com a utilização do Memory Stick com TransferJet (será uma forma de vender Memory Stick?, mas eles decidiram que todos os aparelhos novos, também vão aceitar cartões de memória da linha SD, finalmente!), poderá efetuar a transferência de dados por esta tecnologia.

Nota: Com a exceção do HDMI, todas as outras tecnologias são recentes e algumas até em elaboração, por isso podem mudar as suas especificações a qualquer momento. Aliás, toda tecnologia atual também. De qualquer forma já dá para perceber como a internet tem a conexão lenta, principalmente aqui no Brasil onde a banda não é nada larga. Imagine fazer download de imagens HD. Lembrando que o Blu-ray Disc pode chegar a 54Mbps (média de 20Mbps) e sem a compressão, o vídeo do 4K2K chega a 10Gbps.

UHDTV (Ultra High Definition TV): Denominado como SHV (Super Hi-Vision) pela NHK (Nippon Hoso Kyokai) japonesa que vem desenvolvendo este projeto com a imagem na resolução de 7680x4320 e pretende iniciar transmissões experimentais a partir de 2015 e oficial a partir de 2025. Cada imagem (frame) tem a resolução maior do que 33Mpixels e o áudio previsto é de 22.2 canais, sendo 9 superiores, 10 intermediários (altura do ouvido), 3 inferiores e 2 subwoofers. Sem a compressão, o vídeo tem a taxa de 24Gbps e o áudio de 28Mbps. Com o codec MPEG-4 AVC/H.264 conseguiu uma compressão para 118Mbps no vídeo. Se de fato será uma realidade, por enquanto é difícil afirmar (apesar de existirem algumas emissoras internacionais interessadas), de qualquer forma, como primeiro passo, eles pretendem iniciar a transmissão de imagens 4K2K (3840x2160), a partir do segundo semestre de 2011. Vamos aguardar. Confira no NHK Digital.

Veja mais detalhes em UHDTV, 8K4K ou SHV.

Miliondas: Com este contínuo aumento de volume e de velocidade, começam a surgir algumas dificuldades nos projetos de aparelhos HD ou UHD, inclusive relacionadas com as placas de circuitos impressos. A Sony anunciou o desenvolvimento da nova tecnologia de transmissão sem fio, de alta velocidade, no interior de aparelhos, utilizando miliondas ou ondas milimétricas. Estas ondas são conhecidas como frequências extremamente altas (EHF - Extremely High Frequency), situadas entre 30 a 300GHz (1 a 10mm de comprimento de onda, lembrando que este comprimento refere-se a distância percorrida por uma onda para fazer 1 ciclo, propagando na velocidade da luz). Utilizando uma antena de 1mm, na potência de 70mW conseguiu transmitir dados em 11Gbps numa distância de 14mm, mas esta distância dizem que pode chegar a 50mm. Esta tecnologia acreditam que irá contribuir na facilidade dos projetos e consequente redução nos custos de aparelhos.

Atualizações

22/jun/2010: Com a mesma tecnologia da Eye-Fi, a Toshiba criará o forum para cartão de memória tipo SD com capacidade para comunicação Wi-Fi, com a participação da Trek 2000 International Ltd. da Singapura, no próximo dia 29. Apresentando inicialmente a memória SDHC com capacidade para 8GB, que aceita imagens nos formatos JPEG e RAW, que podem ser transferidas diretamente para PC ou outro aparelho com o mesmo tipo de memória. Seguirá o padrão IEEE802.11b/g de rede sem fio. Detalhes no press release da Toshiba.

Veja também:
Cabos para áudio e vídeo
Imagem de alta definição
Tecnologias de display HD 

3 comentários:

  1. Muito bom esse artigo, algo que tenho interesse de no futuro ter um sistema de áudio e vídeo totalmente sem fio. Hoje utilizo o PS3 com o servidor (PC) como Media Center e uma rede WiFi de 54Mbps. Nesse ambiente é quase impossível assistir com áudio e imagem Full HD (1080p), com essas novas tecnologias de transmissão, poderei aumentar a taxa de dados e talvez assistir sem delay. Infelizmente, ainda tenho dúvidas devido ao nível de segurança das redes atuais, que utilizam algoritmos (WPA 2) que podem diminuir essa taxa de transferência de dados. O que vc acha sobre isso?

    ResponderExcluir
  2. Acho que não está bem claro a sua dúvida, mas vou tentar colocar a minha opinião. Primeiro vou dividir o mercado em 3 classes:

    A. Exigentes audiófilos de equipamentos estéreo e Home Theater high-end, que sempre estão aperfeiçoando para ter em casa uma verdadeira apresentação ao vivo e cinema. Não aceitam nenhum equipamento de fabricante de consumo em massa e nem outros equipamentos externos conectados ao seu sistema. Sem fio, nem pensar.

    B. Iniciantes (entry class) e apreciadores de Home Theater, que eventualmente aceitam equipamentos de fabricantes de consumo em massa. Até aceitam que o seu AV Receiver (coração do HT), tenha acesso a rede multimídia, o que de fato já acontece.

    C. Amantes de multimídia, onde tudo deve ser compartilhado.

    Nas classes A e B, não há muita preocupação com pirataria, mas na classe C onde a maioria destas redes são destinadas, a exigência está muito mais na proteção contra cópias não autorizadas do que com os dados em si. Como ainda estão no início das especificações, e variadas tecnologias surgindo, é melhor aguardar um pouco mais.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante,bem elaborado e atualizado um belo artigo,me ajudou muito na compreensão.

    ResponderExcluir