3 de dezembro de 2009

PS3 como BD Player

Por que muitos amantes de áudio e vídeo adquirem o PLAYSTATION 3 (PlayStation 3 ou PS3), da SCE (Sony Computer Entertainment), como um equipamento de AV (Áudio e Vídeo) e não como um videogame?
Inicialmente (lançado no Japão em 11.11.2006) talvez porque era o único Blu-ray Disc Player disponível, mas até hoje é adquirido para uso praticamente exclusivo como BD Player, e até pelos apreciadores de AV. Então vamos analisar o porquê.

Provavelmente para não repetir a má fama da qualidade do PS2 como um DVD Player (conhecido como DVD Player de pobre), tenha caprichado bastante no PS3. Uma grande vantagem é a capacidade de atualização do software do sistema (firmware). De qualquer forma o capricho foi tanto (não economizar) que, afirmam que o equipamento foi vendido com prejuízo por um bom tempo.

Realmente, a primeira geração do PS3 tinha até a capacidade em reproduzir o SACD (Super Audio CD), que só existe em equipamentos de áudio de alta qualidade, compatibilidade com jogos do PS2, 4 portas USB, conectores para memórias Flash (60GB e 80GB) e outras coisas mais. Quem comprou, não tinha o que reclamar, principalmente pelo preço pago. Com 600 dólares, levou para casa 1 micro multimídia, 2 videogames (PS2 e PS3, além do PS1) e 1 BD Player.

O de segunda geração do PS3, unificou o HDD para 40GB, e retirou o SACD, a compatibilidade com jogos do PS2 e conectores para memórias Flash e ainda reduziu a quantidade de portas USB para 2. E nas gerações seguintes, aumentou a capacidade de armazenamento do HDD e reduziu mais o consumo de energia e o peso, e até a dimensão (slim).

Processador: O PS3 utiliza um processador poderoso chamado Cell Broadband Engine (CELL/B.E.) de 3.2 GHz, desenvolvido pela STI (Sony Computer Entertainment, Toshiba e IBM). É um multiprocessador (Multicore) heterogêneo que incorpora 1 PPE (PowePC Processing Unit) de 64 bit e 8 SPE (Synergistic Processing Element). Destes 8 SPEs, 1 fica de reserva, 1 é utilizado pelo Sistema Operacional (OS) e 6 ficam disponíveis para execuções independentes de tarefas. Baseado neste processador a Toshiba desenvolveu o SpursEngine, mas a IBM anunciou que não vai mais continuar investindo neste chip.

Apesar de não ter conseguido confirmar em nenhum outro lugar, mas li na revista japonesa AV REVIEW de julho de 2008, de que, quem detém o direito de propriedade deste processador é a Toshiba, e que pretende desenvolver vários produtos de AV baseado em CELL. Já existe o HDTV CELL Regza 55X1 (veja em HDTV) e o Laptop Multimídia Qosmio G50 (lê-se cósmio), que utiliza o SpursEngine no processamento de imagem.


Vídeo: As mídias de Blu-ray aceitas são: BD-ROM, BD-R, BD-RE e do tipo LTH. Imagens com resoluções de até 1920x1080p e 1920x1080/24p, nos formatos MPEG-1, MPEG-2 (PS, TS), H.264/MPEG-4 AVC High Profile, AVCHD, DivX e AVI. O HDMI é de versão 1.3a e por isso já suporta x.v.Color e DeepColor de 12 bit. Na imagem do DVD pode ser feita o upscaling (veja detalhe do upscaling do PS3 em Upscaling e Upconverting). Conectado a internet pode acessar o BD-Live.

AACS: De tempo em tempo é mudada a chave de encriptação AACS (Advanced Access Content System) dos filmes comerciais em Blu-ray, e por isso se aparecer uma mensagem solicitando a atualização para poder reproduzir, é necessário fazer a atualização do sistema. Hoje a versão do sistema está em 3.15, verifique em que versão está o seu PS3.

Áudio: Reproduz os formatos ATRAC, AAC, WMA, MP3 e WAV. Em LPCM processa em até 192KHz/24bit. Quem tem o PS3 de primeira geração, pode reproduzir o SACD.

Faz o upsampling do CD para 88.2KHz/64bit e 176.4KHz/64bit, e libera pelo HDMI em 24bit (usando o Bit Mapping), graças ao seu poderoso processador. Pode ainda selecionar três tipos de redução de ruídos e melhoria de áudio. Esse recurso só é possível de ser utilizado, se estiver conectado a um AV Receiver com capacidade de suportar essas amostragens.

Graças ao poderoso processador CELL/B.E., acaba-se tornando um DSP (Digital Signal Processor) atualizável. Ele decodifica também, Dolby Digital  (EX) 5.1 (6.1) e DTS (ES) 5.1 (6.1) e ainda o DTS 96/24 e pode liberar o sinal em bitstream (fluxo de bit) ou em LPCM. Veja Codec.

Os sons lossless Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio de até 7.1 canais e também o DTS-HD High Resolution Audio, eram processados e liberados em LPCM até o PS3 de terceira geração, mas no slim (quarta geração) pode ser liberado também em bitstream. A vantagem do LPCM é que muitos AV Receivers ainda não tem o decodificador lossless, mas pode ter o LPCM, assim pode reproduzir os sons de alta definição dos filmes em Blu-ray Disc. Veja mais detalhes dos formatos em Áudio de alta definição do Blu-ray.

Outros: Através de portas USB, pode-se conectar muitos acessórios disponíveis no mercado. Existe também um controle remoto para Player vendido a parte, apesar de que o controle (que é sem fio) já funciona muito bem como um controle remoto e bem prático.

Lembre-se que ele é também um microcomputador multimídia com HDD interno, e por isso pode copiar ou baixar pela internet, arquivos de imagens e sons, e depois visualizar (ou imprimir), reproduzir ou copiar em memórias Flash (se não tiver proteção) e muito mais.

Apesar do PS3 poder ser posicionado tanto na horizontal como na vertical, acredito que na horizontal seria a mais recomendada para utilizar como BD Player.



Conclusão: Com tantos recursos, o PS3 pode ser considerado como um ótimo BD Player. Vale salientar que a DTS (Digital Theater Systems) só licencia para equipamentos de áudio de boa qualidade. E ainda leva para casa um videogame de terceira geração da Sony. Bom divertimento!

Foi anunciado recentemente que o PS3 irá suportar o Blu-ray 3D, que serão comercializados a partir de 2010. Veja em Blu-Ray Disc.

Atualizações

15/jan/2010 Para o mercado japonês, em março, será colocado à venda, kit para PS3, de gravação de programas de TV Digital ISDB-T chamado torne, a preço aproximado de US$ 100.00. A gravação é feita somente no codec MPEG2-TS. Apesar de conseguir transferir para HDD externo via USB, colocará também no mercado o PS3 de 250GB em 18 de fevereiro, a preço aproximado de US$ 350.00.

29/jun/2010 A SCE disponibiliza a versão 3.40 do firmware do PS3. Na nova versão, é possível fazer edição de vídeo, inclusive juntando arquivos, inserindo textos e BGM (Background Music - fundo musical). O vídeo editado poderá ser feito o upload para Facebook e YouTube. Agora poderá fazer configuração do Deep Color para automático ou desligado. Novidades também na galeria de fotos e outros mais. Atualização já disponível no site da SCE japonês.

16/set/2010: A Sony Computer Entertainment of Japan (SCEJ) anunciou a disponibilização da atualização do firmware do PS3 para versão 3.50 a partir de 21 de setembro. Com esta atualização, o PS3 poderá reproduzir os conteúdos do Blu-ray Disc 3D. Os formatos 3D são: 1.920x1.080/24p (frame-packing), 1.280x720/60p e 1.280x720/50p.  Apesar da implementação de todas as especificações obrigatórias, algumas opcionais não foram implementadas e poderá ocorrer problema em recursos como em BD-J e outras. Com relação aos áudios lossless, serão feito downconverting (esperam corrigir no futuro). Afirmam que não houve nenhuma mudança com relação a imagem 2D. Site da SCEJ.  

Veja também:
Blu-ray Disc Player
Home Theater
Projetor para Home Theater
Gravador de Blu-ray Disc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário