6 de janeiro de 2010

Feliz 2010

Estamos começando o novo ano de 2010, e por isso desejo a todos um
FELIZ ANO NOVO!
HAPPY NEW YEAR!
新年明けましておめでとうございます!

Espero que haja muitas realizações neste ano de tigre, conforme o zodíaco chinês, que começa em 15 de fevereiro.

Na área de áudio e vídeo de alta definição, o que podemos esperar para este ano?

BRASIL:
Entrando no terceiro ano, deve ser a consolidação da TV Digital. O comércio vendendo cada vez mais televisores de tela grande e fina de Plasma ou LCD, conforme registrou nos últimos meses de 2009. Aumentando também as emissoras transmitindo em digital, e abrangendo uma boa área do território brasileiro. Afinal é o ano da Copa.
Sendo também o ano eleitoral com muita propaganda de panetones, meias e cuecas, espero que haja uma boa redução nos preços de BD Player, e iniciar a popularização e redução de preço dos filmes em Blu-ray Disc.

PRIMEIRO MUNDO:
Verificando o que será a grande estrela da 2010 International CES (Consumer Electronics Show) que será realizada em Las Vegas, entre 7 a 10 de janeiro agora, dá para afirmar que será o ano de TV 3D (TV de imagem tridimensional).
Mas a maioria dos países recém está começando, ou ainda pensando em TV Digital, será que já podemos falar em 3D?

Durante o ano de 2009, ocorreram muitas transmissões experimentais em 3D, em diversos países do primeiro mundo, principalmente jogos esportivos e filmes. A BSkyB na Europa e Sky Perfect HD no Japão, prometem iniciar transmissões mais regulares neste ano. A SkyLife 3D da Coreia do Sul já iniciou a transmissão, desde o início do ano, que tem acordo de cooperação com a LG.
A indústria cinematográfica já vem produzindo muitos filmes também na versão em 3D, e com grande sucesso de bilheteria como o AVATAR de James Cameron.
A Sony fez um acordo com a FIFA, e fará filmagens de abertura e vários jogos (até 25) da copa deste ano em 3D, e irá apresentar em várias localidades, inclusive no Brasil.

Espera-se em CES 2010, apresentações de equipamentos e protótipos para 3D, como:
3DTV Ready, Projetores 3D, Blu-ray 3D Players, Camcorders 3D, Softwares de autoração 3D, Processadores de imagem 2D para 3D, como o IF-2D3D1 da JVC, desenvolvido em conjunto com a RealD, que transforma em tempo real, imagem 2D em 3D, e que será colocado à venda neste mês de janeiro a um preço estimado de US$ 26,000.00, Etc.

Esperamos que haja um esforço conjunto das indústrias para uma padronização de tecnologia. Talvez o padrão recém definido para o Blu-ray 3D ajude a impor no mercado. Vamos aguardar.

As empresas Discovery, Sony e Imax anunciaram que irão estabelecer uma joint venture para desenvolver uma rede de TV 3D nos EUA.

A Panasonic e a DirecTV fizeram acordo para desenvolver 3 canais 3D (1 aberto, 1 PPV - Pay Per View e 1 VOD - Video On Demand). A intenção é iniciar a transmissão em junho nos EUA.

A ESPN irá transmitir a Copa deste ano em 3D, e pretende transmitir pelo menos mais 85 eventos esportivos em 3D, neste ano.

Parece mesmo que será o ano do 3D!

Veja os destaques do CES 2010.

Veja também HDTV 3D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário