25 de março de 2010

Fone de ouvido

Imagine uma situação em que está louco para ouvir uma música ou assistir a um novo filme no seu Home Theater, mas não quer incomodar ninguém ou não quer ser incomodado pelos barulhos que estão em volta. A única solução é o fone de ouvido (headphone). O fone de ouvido se tornou uma necessidade para aqueles que passam o tempo ouvindo músicas em DAP (Digital Audio Player), celulares, iPod, etc., no trem, no ônibus, fazendo exercícios, dormindo no barulho, etc. Ficou tão popular, que no Japão, a rede de lojas Fujiya Avic promove um evento chamado Headphone Festival, onde pode encontrar e experimentar os lançamentos mundiais de fones de ouvido. Este ano será no dia 8 de maio em Nakano SunPlaza, Tokyo.

Já no início dos anos 1900, fone de ouvido sensitivo era usado para ouvir sinais de áudio, antes mesmo da invenção do amplificador. No início da telefonia, fones de ouvido e microfones eram utilizados pelas telefonistas para atender a uma solicitação de conexão, que hoje os microfones ficam acoplados nos fones (Headset) e que são utilizados em muitas áreas onde há a necessidade de conversação telefônica, com a mão disponível para atividade complementar (telemarketing, conversação pelo PC, etc.).

Um fone de ouvido ou auricular (Headphone ou Earphone), é composto normalmente por um par de pequenos alto-falantes (microfalantes), chamados de driver, um para cada ouvido, e por isso a maioria das suas características e especificações seguem as de uma caixa acústica (potência, impedância, sensibilidade, diâmetro do driver, resposta de frequência, etc.). Pode ser aberto (openair), onde o som propaga livremente, sem isolação com o ambiente externo e por isso pode ser ouvido por pessoas em volta, e neste modelo normalmente a distorção é menor; ou pode ser selado (sealed),  que fica totalmente isolado do ambiente externo, pode ter sons distorcidos em algumas frequências, mas consegue  produzir sons graves bem fortes. A tecnologia mais utilizada é de Moving-Coil (Dynamic Driver).

Tipo de fone de ouvido

Existem variedades de fones de ouvido (modelo, tamanho, cor, enfim para todos os gostos), mas basicamente podemos classificá-los em interno, externo, sem fio (wireless) e envolvente (surround).


Interno

Earbud: É o mais comum e mais barato, que normalmente acompanha os aparelhos portáteis. É  pequeno, colocado fora do canal de ouvido sem envolver inteiramente.  Por não conseguir boa isolação, tem ruído e faixa de resposta pequena.

Canal Phone: Muitas vezes chamado de intra-auricular, é inserido diretamente no canal de ouvido e por isso bloqueia o ruído externo, conseguindo uma boa faixa de resposta de frequência. Pode ser universal como o da Final Audio Design, FI-DC1601SC, que pode alterar o tamanho, trocando peças rosqueadas, que custa em torno de US$ 1,900.00 e o da Shure, SE530, que tem 6 microfalantes (1 tweeter e 2 woofers cada lado), resposta de frequência de 18Hz a 19KHz, disponível em 3 tamanhos, que custa por volta de US$ 550.00. Também pode ser customizado (personalizado), feito sob medida do seu ouvido para ter um perfeito encaixe, como o da Ultimate Ears 18 Pro Custom Monitor da Logitech, que tem 6 microfalantes, resposta de frequência de 20Hz a 18KHz, que custa US$ 1,350.00.

Externo

Supra-aural: São fones, normalmente com alça de cabeça, compacto e leve que fica sobre o ouvido, por isso é conhecido também como on ear. Tem boa resposta de frequência. Na ilustração, o fone da Ultrasone HFI-15G, com resposta de frequência de 20Hz a 20KHz, tecnologia S-Logic, Natural Surround Sound, pesa 85g e custa em torno de US$ 110.00. O da Sennheiser PMX100, com alça de pescoço (neck-band), resposta de frequência de 15Hz a 27KHz, pesa 60g, pode ser encontrado por US$ 40.00.

Circum-aural: Também conhecido como Full-Size, envolve todo o ouvido, isolando o ruído externo e tem ótima resposta de frequência por ter grande driver. Por ser grande e pesado, todos são com alça de cabeça. Como é possível utilizar por várias horas sem cansar, é o preferido dos profissionais nos estúdios de som e dos audiófilos em Home Theater. Na ilustração temos: Audio-Technica ATH-W5000, selado, resposta de frequência de 5Hz a 45KHz, peso 340g e custo em torno de US$ 1,200.00; Grado PS1000, aberto, resposta de 5Hz a 50KHz, custo de US$ 1,700.00; JVC HP-DX1000, selado, resposta de 4Hz a 30KHz, peso 380g, custo US$ 1,000.00; Sennheiser HD800, aberto, resposta de 6Hz a 51KHz, peso 330g, custo US$ 1,400.00; Sony MDR-SA5000, aberto, resposta de 5Hz a 110KHz (próprio para SACD), peso 260g, custo de US$ 700.00 e Stax SR-007A, aberto, resposta de 6Hz a 41KHz, peso 365g e custo de US$ 2,000.00.


Sem fio

O fone de ouvido sem fio (wireless) precisa de um transmissor, que pode ser de infravermelho (IR - Infra Red) onde o fone precisa estar direcionado ao transmissor, Bluetooth ou de RF (Radio Frequência), que neste caso, dentro do seu raio de alcance, desde que não haja obstáculos que interfiram na recepção, pode-se movimentar e tem a vantagem de ser multiusuário, basta comprar fones avulsos.


Na ilustração temos um wireless da Audio-Technica ATH-DWL5000, que também é virtual surround, transmite na frequência de 2.4GHz em até 30m, a resposta de frequência é de 5Hz a 35KHz e o seu custo está em torno de US$ 1,000.00. O da Sennheiser, RS 180, que também transmite em 2.4GHz, pode chegar a 100m em espaço aberto, a resposta de frequência é de 18Hz a 21KHz e um custo de US$ 300.00.

Um fone de ouvido wireless simples que está fazendo sucesso no Japão, é o da Imation, TDK Life on Record TH-WR700, utilizando a tecnologia Kleer Wireless, na frequência de 2.4GHz, chega a 10m, suporta até 4 fones de ouvido por transmissor, a resposta do fone é de 20Hz a 20KHz e pesa 170g, custo de ¥ 17.800 (US$ 190.00).

Surround

Virtual: Praticamente todos são sem fio (wireless), que simulam um efeito envolvente (surround) com um par de alto-falantes. Consegue simular vários tipos de ambientes (cinema, sala de concerto, etc.). Na ilustração, Pioneer SE-DRS3000C, que utiliza RF de 2.4GHz e transmite em sistema 3x3 (escolhe o melhor sinal de 3) a 48bit sem compressão, podendo atingir até 30m, e a resposta de frequência é de 10Hz a 24KHz, simula um som surround 5.1 e custa em torno de US$ 300.00. O da Sony MDR-DS7100, que simula um surround 7.1, suporta Dolby Prologic IIx, transmite em 2.4GHz até 30m, resposta de frequência de 6Hz a 25KHz, tem custo em torno de US$ 300.00.

Real: Neste caso com vários alto-falantes internos, estrategicamente posicionados, conseguem gerar um verdadeiro som surround (true surround). É conectado ao módulo amplificador de fone de ouvido, através de cabo com diversos conectores (respectivos canais). Na ilustração temos o da Zalman, ZM-RS6F de 5.1 canais, com 6 alto-falantes, com resposta de frequência de 50Hz a 20KHz, que custa US$ 50.00, o amplificador  ZM-RSA custa US$ 70.00 e o USB Sound Card ZM-RSSC, US$ 48.00.


O fone de ouvido da ALLA Emocion AL-DP100V, real surround de 5.1 canais, resposta de frequência de 25Hz a 18KHz, possui 10 alto-falantes (10 Real Driver), sendo 2 frontais, 2 centrais, 2 traseiros, 2 woofers e 2 para ouvir voz no chat, além de 1 microfone para falar no chat, ou seja também é um Headset. O kit com amplificador de fone de ouvido custa ¥ 20.000 (US$ 220.00).

Noise-Cancelling Headphone

Também chamado de Noise-Isolating, é um fone de ouvido que reduz ou anula o ruído acústico do ambiente. Através de processamento eletrônico, analógico ou digital, do ruído captado pelo microfone embutido no fone, é gerado um antirruído, ou seja, cria um sinal inverso ao ruído, para anulá-lo ou reduzi-lo. Alguns fones, por motivo de segurança, apesar de reduzido, mantêm o som de vozes para que a pessoa não fique totalmente isolado do ambiente onde se encontra. É um fone muito utilizado pelos viajantes de aviões para reduzir o barulho das turbinas, e também de motores em ônibus e automóveis.


Estes fones funcionam a bateria e quando o antirruído é desligado, funcionam como fones de ouvido comum, mas a maioria funciona em conjunto, ou seja, permitem apreciar uma boa música relaxante com ruído externo bem reduzido. Como exemplo, temos na ilustração, o da B&W (Bowers&Wilkins) modelo P5, tipo supra-aural, resposta de frequência de 10Hz a 20KHz, peso 195g, custo de US$ 300.00; o da Bose, QuietComfort 15, custa US$ 300.00; e o da Sony, MDR-NC500D, que digitaliza o ruído, e o cancelamento é feito digitalmente, resposta de frequência de 5Hz a 24KHz, peso de 195g, custa em torno de US$ 350.00.

Amplificador para fone de ouvido

Para quem não tem espaço, ou então dinheiro suficiente para comprar um AV Receiver com um bom conjunto de caixa acústica, uma ótima solução é um kit com amplificador para fone de ouvido (headphone amplifier) e um bom fone de ouvido (circum-aural). Amplificador para fone de ouvido é um tipo de amplificador específico para conectar fones de ouvido em vez de caixas acústicas. Na ilustração temos, Luxman P-1u, que gera potências de 27mW+27mW a 2W+2W, dependendo da impedância do fone de ouvido (8Ω a 600Ω), tem o custo de ¥ 166.000 (US$ 1,800.00); e o da Audio-Technica AT-HA65, que pode conectar até 5 fones, gera uma potência de 300mW+300mW para fones de ouvido com impedância de 32Ω, será comercializado a partir de 16 de abril a ¥ 47.250 (US$ 520.00).

Importante! Apesar de não incomodar ninguém, não abuse do volume, pois a sua audição poderá sofrer dano permanente, se exposta a alta intensidade sonora por um longo período. Se sentir dor ou incômodo no ouvido, reduza o volume imediatamente.

Atualizações

11/ago/2010: Cresce a cada dia o consumo de fone de ouvido pela classe feminina, e os fabricantes vem aumentando os lançamentos de modelos exclusivos para o público feminino, adequando no tamanho, peso, design e cores. Veja alguns modelos no Japão. A Victor-JVC está lançando Urbane Sweet HA-SP70, para comercialização no início de outubro, em 4 cores diferentes, pesa 66g e o preço estimado é de ¥3.000 (US$ 33.00). A Elecom com o Ear Drops Petit Decor EHP-A/N130, para comercialização no final de agosto, em 6 cores diferentes, preço em torno de ¥2.100 (US$ 23.00). A Marubeni Infotec está disponibilizando a cor de rosa exclusiva, na série Crystal Beats da G-Cube americana, agora com 5 cores diferentes, preço ¥2.980 (US$ 33.00). A Sony está comercializando o Jienne MDR-EX80LP e MDR-EX40LP com 12 cores diferentes, o preço do mais luxuoso MDR-EX80LP é de ¥3.675 (US$ 40.00).  



27/dez/2010: A Fostex Company do Japão lançou fone de ouvido da série KOTORI 201, onde pode escolher diversas cores das 9 partes que compõem o fone e produzir o seu exclusivo e único fone de ouvido do mundo. A combinação de partes e cores pode chegar a 21,87 trilhões. O fone de ouvido é do tipo dinâmico, com driver de 40mm, resposta de frequência de 8Hz a 37KHz, impedância de 32 Ohms, comprimento do cabo de 1,5m, potência máxima de 1.300mW, pesando 180g. A venda é realizada diretamente pelo site da empresa e custa ¥14.000 (US$ 160.00). Site da Fostex, Kotori 201 em japonês.



26/jan/2011: A Sony do Japão, anuncia novos fones de ouvido da série XB (Extra Bass - Extra Grave). O modelo circum-aural MDR-XB1000, tem o maior driver do tipo dinâmico do mundo, 70mm. A resposta de frequência é de 2Hz a 30KHz, potência de 3.000mW, impedância de 24Ω, pressão sonora de 106dB/mW, cabo de 2m e o seu peso é de 375g.  O efeito produzido por este fone é para sentir o grave como se estivesse na frente da caixa acústica de um clube. A sua comercialização será a partir de 10 de fevereiro a ¥30.975 (US$ 330.00). Detalhes no site japonês da Sony.

Veja também:
Caixa acústica
AV Receiver
Home Theater
Front surround
Som: analógico x digital
Disco de vinil
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Gravador de áudio portátil
  

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