23 de junho de 2009

1080i 1080p 1080/24p ...

Qual o significado destas letrinhas (i, p) que seguem a quantidade de linhas ?

Entrelaçado e Progressivo

Voltando no tempo novamente, uma das razões seria a limitação tecnológica do tubo de raios catódicos (CRT - Cathode Ray Tube) ou popularmente conhecido como tubo de imagem, e também de economia da banda de transmissão. Em resumo, a imagem é produzida através do bombardeio de elétrons varrendo a tela, linha por linha. Após a primeira linha, o canhão precisa retornar para varrer a próxima linha, mas devido ao tempo de retorno, irá para a terceira linha em vez de segunda, depois a quinta e assim por diante. Terminado as linhas ímpares, começam as linhas pares. E só após o término das linhas pares, temos a imagem completa de um quadro (Frame), ou seja, um quadro de imagem é formado através de entrelaçamento (i - interlace) das imagens de linhas ímpares e pares, chamados de campos (fields).

No caso do progressivo (p - progressive), um quadro de imagem é formado pelas linhas progressivas (contínuas), ou seja, primeira, segunda, terceira, quarta, e assim por diante.

Portanto a imagem progressiva é mais natural nos movimentos do que a entrelaçada que fica um pouco embaralhada.

Um vídeo pode ser gerado em entrelaçado ou progressivo em 30fps (fields per second). No caso de entrelaçado, como existem imagens de linhas ímpares e pares para formar um quadro, há necessidade de 60fps. Assim a imagem (60fps) é transmitida e assistimos num aparelho de TV (480i, 1080i), ou seja tem refresh rate (taxa de atualização) de 60Hz (50Hz na Europa). Veja mais detalhes em Tecnologias de display HD. O entrelaçado tem a grande vantagem em reduzir a largura da banda (bandwidth), o bit rate digital, simplificando o sistema de câmera, armazenamento, transmissão, etc., pois um vídeo de 1920x1080i tem quase a mesma banda de um vídeo de 1280x720p.

Filme: Agora imagine a confusão no caso de um filme, onde a filmagem é realizada em 24 quadros por segundo e precisa ser convertida para 60fps para podermos assistir num TV normal. Neste caso é utilizado uma técnica chamada 2-3 pull down. Ou seja, de um quadro são gerados 2 campos (ímpar e par) e do outro, 3 campos (ímpar, par e ímpar). Já pode imaginar que nas cenas com movimentos rápidos ficam bem mais estranhas e artificiais. Veja mais sobre conversão filme-display em Refresh rate.


Alguns HDTV e Projetores para Home Theater estão incorporando as frequências de 48Hz e/ou 96Hz por causa dos filmes, podendo assim fazer 2-2 pull down ou 4-4 pull down, desde que o DVD ou Blu-ray Disc forneça a imagem em 24 Fps. Quando se diz 1080/24p significa que o equipamento é capaz de receber e processar a imagem de 24Fps.

Lembrete: Alguns aparelhos mesmo sendo p (progressivo), só processa em p se receber a imagem já em p, não fazendo o upscaling de entrelaçado para progressivo.

Veja também:
Filmadora
Imagem de alta definição
Formato de tela e relação de aspecto

Nenhum comentário:

Postar um comentário